Bicicleta tem que ser opção de transporte, e não apenas lazer

Daqui para frente, a bicicleta deve obrigatoriamente estar incluída em qualquer mudança ou intervenção urbana a ser feita em Curitiba

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Fonte: Gazeta do Povo (Blog Ir e Vir de Bike)  |  Autor: Alexandre Costa Nascimento  |  Postado em: 12 de junho de 2012

Projeto de extensão da rede cicloviária

Projeto de extensão da rede cicloviária

créditos: Divulgação

 

Esta diretriz consta no relatório final da Câmara Temática de Mobilidade (CTMob), do Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba), órgão colegiado de política urbana que reúne representantes do poder público e da sociedade civil na capital paranaense.

 

"Não pode ser apenas lazer. Tem que ser opção de transporte. E, como tal, integrar os terminais (de ônibus e metrô)", diz o documento final da CTMob, que foi aprovado na íntegra, por unanimidade, pela Plenária na 20ª Reunião Ordinária do Concitiba, no último dia 26.

 

A CTMob aponta ainda que "é preciso 'vitaminar', com aporte de recursos orçamentários, atenções do município com a expansão da rede (cicloviária) atual, ampliando o status do assunto nos órgãos de inteligência e gestão de ciclomobilidade".

 

O relatório reconhece que o Plano Diretor Cicloviário,apresentado pelo Ippuc, "está desenvolvido em fase preliminar" e recomenda que o Plano seja complementado com a inclusão de metas de infraestrutura, parcerias, participação da sociedade e promoção de campanhas focadas na ciclomobilidade pelo Ippuc, Urbs, e Setran. "(É preciso) impor metas viáveis e seu monitoramento, nos programas e projetos futuros".

 

Câmara Temática

A CTMob foi criada pela Prefeitura por reivindicação da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (CicloIguaçu). A Câmara foi instalada em 15 de agosto de 2011 pela Resolução nº 18 de 28 de julho de 2011 do Concitiba para assessoria técnica. A Câmara realizou seis reuniões, de três horas cada, entre agosto de 2011 e maio de 2012. Para seu funcionamento, a CTMob aprovou regimento interno e plano de trabalho.

 

A Câmara Temática adotou como método de trabalho a realização de apresentações técnicas de especialistas e/ou usuários de bicicletas em Curitiba e posteriormente a realização de debates sobre o tema, que subsidiaram a formulação do relatório final.

 

O documento ressalta ainda a organização dos cicloativistas, com atuantes e fortes lideranças, entidades representativas e organizadas, apontando a CicloIguaçu em especial na elaboração de documentos convincentes.

 

Ainda de acordo com o relatório, seria possível recuperar integralmente a malha com recursos em torno de R$ 10 milhões de reais. Levantamento feito pelo Ir e Vir de Bike no site de transparência Curitiba Aberta revela que, nos últimos três anos, a Prefeitura deixou de investir R$ 4,9 milhões destinados pela Lei Orçamentária Anual (LOA) justamente para essa finalidade.

 

Clique aqui e baixe na íntegra o Relatório sobre a Ciclomobilidade em Curitiba, da CTMob do Concitiba (formato PDF).


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