Um banco, três mil bicicletas

Zeca Rudge, vice-presidente do Itaú, comenta o Bike Sampa e revela porque a instituição bancária decidiu apoiar a iniciativa

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Regina Rocha  |  Postado em: 04 de junho de 2012

Zeca Rudge, vice presidente do Itaú

Zeca Rudge, vice presidente do Itaú

créditos: Christina Rufatto/Divulgação

 

A mobilidade urbana é uma das bandeiras do Itaú Unibanco, afirmou à reportagem do Mobilize o vice-presidente do banco, Zeca Rudge. Ele justifica o patrocínio da instituição à iniciativa: "Valorizar a bicicleta como meio de transporte é contribuir para o desenvolvimento sustentável dos municípios e, deste modo, cooperar com a melhoria da infraestrutura das cidades brasileiras. Incentivamos o Bike Sampa por acreditar que o projeto agregará  qualidade de vida para a população de São Paulo".

 

Por enquanto, o projeto não deverá ser implantado em outras cidades, além de Rio e São Paulo, informou Rudge. Ele lembra que o Rio de Janeiro será palco de grandes eventos nos próximos anos e ressalta que o projeto ajudará na integração dos diversos modos de transporte público, facilitando o deslocamento das pessoas durante  os jogos e permanentemente, após os megaeventos.

 

Bike Sampa

 

O bairro da Vila Mariana (zona sul) foi escolhido para iniciar o projeto em função das boas condições dessa região quanto à estrutura de integração com outros meios de transporte, como ônibus e metrô, e por já ser dotada de uma ciclorrota. Além disso, explicou Zeca Rudge, as estações de retirada das bicicletas estão próximas a locais com grande fluxo de pessoas, como universidades e colégios.

 

O projeto do Bike Sampa prevê 300 estações e 3 mil bicicletas distribuídas por todas as regiões da cidade até o fim de 2014. Este ano, na primeira etapa do programa, serão implantados 100 pontos e mil bikes distribuídas por Vila Mariana, Jardins, Pinheiros, Moema, Itaim Bibi e Brooklin. A distribuição pode ser vista no seguinte mapa: http://textual.com.br/img/banco/Mapa-100primeirasestaes.jpeg.

 

Para garantir a segurança do ciclista, já que São Paulo tem maior complexidade de trânsito do que o Rio de Janeiro, foram feitas adequações no projeto. Para tanto, o Bike Sampa contou com a parceria do Cebrap - Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, instituto vinculado à USP com mais de 40 anos de experiência em pesquisa, que cuidou da produção de conteúdo educativo e de segurança para ciclistas, motoristas e pedestres, como esclarece Zeca Rudge: "A segurança de todos os envolvidos no trânsito, no nosso entender, é fundamental para que tenhamos um ambiente cada vez mais democrático", declarou.

 

 

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