O lançamento acontece neste domingo (3), no Dique do Tororó, na capital baiana. A programação conta com aula de aeróbica, às 8h da amanhã, um café da manhã e um passeio ciclístico, a partir das 9h.
A bicicleta é o meio de transporte mais barato, saudável, não poluente e de mais fácil adaptação, dentre todos. Ela é parte da solução sustentável para o caos no trânsito e para a ineficiência do transporte público. Por isso, é necessário incorporá-la ao sistema de transporte da cidade, com a construção de ciclovias e outras ações complementares.
Problemas de mobilidade urbana
Salvador está em débito com os ciclistas. Na terceira maior capital do país e uma das que mais enfrentam problemas com mobilidade urbana, existem apenas 17,5 km de ciclovia e 2,5 de ciclofaixas, localizadas, principalmente, na orla. Diante do caos da mobilidade urbana em Salvador, que possui uma frota de mais de 700 mil veículos nas ruas, os investimentos públicos em vias alternativas poderiam representar a garantia do direito de acesso, tão comprometido pelos constantes engarrafamentos.
É isso que defende a engenheira e professora da Fundação Politécnica, Denise Ribeiro: “A bicicleta atende perfeitamente às necessidades da cidade. É fundamental que ela seja integrada ao sistema coletivo de transporte, a partir da montagem de uma estrutura cicloviária”, explica.
Leia também:
Metrô de Salvador vai operar no segundo semestre só para testes
Londrinos vão às urnas para escolher novo prefeito; veja o que há de semelhante com Salvador
Entre as cinco piores calçadas visitadas pelo Mobilize, quatro estão em Salvador