Ciclistas de São Carlos (SP) reclamam de alguns problemas de segurança nas ciclofaixas implantadas pela prefeitura na cidade. Em curvas da Avenida Comendador Alfredo Maffei, por exemplo, os carros invadem a faixa e outros que fazem cruzamento podem não ver o ciclista que vem no sentido contrário.
A universitária Andreia Carvalho usa a bicicleta para fazer tudo na cidade. A pedido da reportagem do Jornal Regional ela percorreu a avenida e disse que alguns pontos precisam passar por mudanças. Segundo ela, carros invadem a ciclofaixa. “Principalmente quando tem curvas, no encerramento da via, nas rotatórias. Os carros fazem a curva muito fechada ou muito aberta e acabam entrando na ciclofaixa”, disse.
O secretário de Obras, José Jairo Sales, disse que o trajeto não foi finalizado e faz parte de um programa de 25 km de ciclofaixa. Ele concordou que ainda existem riscos, mas tudo esta sendo analisado. “É um plano cicloviário para a cidade que está sendo implantado. Nós estamos aceitando colaborações, críticas, sugestões”.
A ciclofaixa serve tanto para quem vai do bairro ao Centro ou vice e versa, é bidirecional.
O professor Pablo Brilhante é ciclista há muitos anos e garante que o perigo é grande quando o ciclista segue contra o fluxo dos carros. Outra preocupação é que existem ruas que cruzam a avenida e passam pela ciclofaixa. Quem pedala contramão da pista pode não ser visto pelo motorista. “Olhar e se preocupar com os veículos que cruzam essa avenida e é mais um risco para o ciclista”, disse.
Segundo o secretário, algumas placas estão sendo modificadas para indicar o motorista que tem ciclista no contra-fluxo.
Antônio Nélson Rodrigues da Silva, professor de engenharia de transportes da USP, também fez uma análise. Ele reforçou que a iniciativa é importante, mas teme acidentes pela falta de alguns cuidados. Placas podem causar um duplo entendimento, por exemplo. “Placa que diz ‘mantenha à esquerda’ somente no contra-fluxo. A intenção da placa é que o ciclista se mantenha na ciclofaixa, só que a interpretação de quem está vindo no contra-fluxo é ficar perto da guia, então isso gera uma confusão”, disse.
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) recomenda que ciclofaixa bidirecional deve ter 2,50 de largura. “Deu 1,95 de eixo a eixo e está abaixo do recomendado para uma bidirecional”, disse.
O secretário de obras disse ainda que a intenção é usar a norma do compartilhamento. “Se vier um ciclista o carro vai ter que respeitar. A prioridade é do ciclista”, disse.
Leia também:
Manifestação pede ciclovia na região sul de SP
Em Cuiabá, entidades lançam movimento "Ciclovia, Calçada e Cidadania"
Morretes, no Paraná, tem ciclovia inacabada de R$ 500 mil