O Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou nesta terça-feira (29) que vai inaugurar no dia 6 de junho a primeira etapa da Transoeste, via expressa de transporte coletivo que vai ligar Santa Cruz à Barra da Tijuca pelo sistema BRT (Bus Rapid Transit). O trecho que entra em operação fica entre Santa Cruz e o terminal Alvorada, na Barra.
Pelo projeto, o tempo de espera entre os ônibus deve ser entre um minuto e um minuto e meio, com a intenção de que o passageiro consiga programar a sua chegada . As informações serão fornecidas por painéis de LCD instalados no interior das estações, que também vão alertar sobre o funcionamento do sistema.
As estações BRT terão acessibilidade a portadores de deficiência, idosos ou mesmo mulheres com carrinhos de bebê. As plataformas estão instaladas no mesmo nível do piso dos ônibus, a 95 cm do solo, vai permitir que isso aconteça sem o uso de mecanismos de elevação, como os utilizados na frota comum.
O corredor Transoeste terá 64 estações BRT, algumas delas integradas a outros meios de transporte, como trens e metrô. A previsão é que o sistema beneficie 220 mil pessoas por dia, reduzindo pela metade o tempo de viagem entre os bairros da zona oeste.
Leia também:
No Rio, começam testes com ônibus BRT, ainda sem passageiros
Em Vitória (ES), programa de mobilidade prevê ponte, viadutos e corredores exclusivos de ônibus
BRT já foi rejeitado pelo Rio de Janeiro há 30 anos