Multa por avanço de sinal à noite será suspensa em BH

Prefeito e BHTrans pretendem anunciar a novidade em até dez dias.

Notícias
 

 |  Autor: Hoje em Dia  |  Postado em: 02 de julho de 2011

Aparelhos serão desligados das 23 as 6h

Aparelhos serão desligados das 23 as 6h

créditos: Lucas Prates/Hoje em Dia

Em até dez dias o prefeito Marcio Lacerda e a BHTrans pretendem anunciar a suspensão das multas para quem avançar o sinal vermelho durante a madrugada em Belo Horizonte (MG).

O recuo vem após a polêmica sobre os riscos a que estão submetidos os motoristas obrigados a obedecer a sinalização durante o período. A medida antecipa a proposta de um Projeto de Lei que tem como objetivo desligar os equipamento entre 23h e 6h.

No dia em que colocou para funcionar os 23 detectores, 27 de junho, a empresa de trânsito da capital informou que os condutores que avançassem o sinal vermelho para fugir de possível ameaças de assalto teriam que comprovar o risco.

Atualmente, o motorista nesta situação só escapa da multa de R$ 191,54, considerada gravíssima (e desconta sete pontos na carteira) se registrar um boletim de ocorrência e enviar recurso à Junta Administrativa de Recursos de Infração (Jari).

 

Lacerda não deu detalhes sobre como será feita a alteração, mas garantiu que os avanços por questão de segurança não vão gerar multas.

"Pode ser um relógio que desligue o radar, ou um sistema que separe a multa conforme o horário. Entendemos a dificuldade criada, e vamos resolver isso."

O presidente da BHTrans, Ramon Victor César, informou que a empresa tem tecnologia para realizar as mudanças. Sobre outro PL, que pede a instalação de temporizadores no sinais onde existe a fiscalização eletrônica, Ramon é contra e disse que o equipamento não é eficiente e não contribui para a segurança.

O anúncio sobre o desligamento dos radares foi feito na manhã deste sábado, durante a inauguração da primeira Rota Cicloviária do programa Pedala BH. A nova pista, localizada na Via 240, liga a ciclovia da avenida Saramenha à Estação BHBus São Gabriel, na Região Nordeste da capital.

"Estamos conectando as principais estações de embarque às ciclovias para que as pessoas possam usar as bicicletas como meio de se locomover”, destacou o prefeito. Nos próximos meses, outras ciclovias devem ser inauguradas.

 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário