O Levantamento Calçadas do Brasil, primeira ação da campanha do Mobilize, revelou as condições de passeios públicos em regiões-chave de doze capitais do país: Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Goiânia, Brasília, Salvador, Fortaleza, Natal, Recife e Manaus.
Além das doze capitais incluídas no Levantamento Calçadas do Brasil, as cidades de Belém, Florianópolis, Porto Velho, Palmas, Teresina, Pará de Minas, Santa Luzia, Cascavel, Getúlio Vargas, Eldorado do Sul, Barreiras, Campinas, Santa Bárbara D'Oeste, São Bernardo do Campo, Santos e Santo André também já entraram no Mapa Calçadas do Brasil.
Após a divulgação do Levantamento, no final de abril, cidadãos de vários pontos do país aderiram à campanha e começam a publicar avaliações no mapa das calçadas. Outros preferiram se manifestar na seção Mobilize-se, registrando comentários e fotos dos caminhos de pedestres em suas cidades. É o caso de Manaus, Ananindeua (PA), Goiânia, Fortaleza, Brasília, Rio de Janeiro, Florianópolis, Recife, Salvador, São Paulo, São José (SC), Conceição do Castelo (ES), Guarulhos (SP), Teresópolis (RJ) e Barreiras (BA), entre outras localidades.
A campanha Calçadas do Brasil segue até o final de junho, quando os resultados nacionais serão consolidados em um documento para entrega às autoridades. Mas, para que o mapa seja representativo, precisamos do apoio e da participação de cidadãos do maior número possível de cidades, em todo o país.
Para participar, acesse o Formulário, faça o download e saia para a rua para checar como andam suas calçadas. O formulário traz a orientação precisa para que você possa atribuir as notas corretamente aos nove itens da avaliação.
Depois, quando suas notas já estiverem prontas, você deverá voltar à página do formulário, preencher um cadastro rápido para sua identificação e publicar suas notas. Logo em seguida, sua avaliação já aparecerá no Mapa Calçadas do Brasil.
Se você quiser, também poderá publicar fotos e comentários sobre os problemas que encontrou em sua avaliação. Acesse o link Mobilize-se, faça o login e daí escreva suas observações e publique as imagens.
Todas essas informações serão organizadas no documento a ser entregue às autoridades. Portanto, não deixe de participar. Avalie, publique suas notas e divulgue a ação entre seus amigos.