Na tarde deste sábado (19), a capital portuguesa será tomada pelos amantes da bicicleta, que sairão às ruas vestidos com roupas descontraídas, elegantes e personalizadas, para participar do 2.º Cycle Chic Lisboa.
O evento, cujo referencial é a rede Cycle Chic Network, faz parte do movimento originado em 2006 na cidade dinamarquesa de Copenhagem, que rapidamente se espalhou mundo afora, principalmente pelas cidades da Europa. A iniciativa tem caráter não-desportivo, e pretende mostrar que a bicicleta é um transporte válido para o meio urbano e a atitude "cycle chic" uma opção fácil e atraente.
Em Lisboa, a principal atividade será um passeio pelo centro da cidade, com concentração dos ciclistas marcada para a Praça do Campo Pequeno. Além de difundir a bicicleta como um meio de transporte, o evento quer trocar a imagem mais comum do ciclista em trajes esportivos, pela do cidadão que se arruma para trabalhar, estudar, passear ou ir às compras. O evento é co-organizado pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) e conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Embaixada da Dinamarca.
O Cycle Chic já tem adeptos no Brasil, e é citado em alguns blogs de cicloativistas de São Paulo e Curitiba. Mas o mais interessante, com muitas fotos de estrelas e personalidades de bicicleta, pode ser visto no endereço: http://www.riodejaneirocyclechic.com/
Leia também:
Denatran vai liberar o uso de bicicletas elétricas
Nova Iorque terá 420 pontos com 10 mil bicicletas públicas
Londres recompensa quem utiliza meios alternativos para locomoção