Uma nova visão de transporte urbano marca o comportamento de adolescentes e adultos americanos com até 30 anos: eles dirigem menos, requisitam menos carteiras de habilitação e optam cada vez mais por meios alternativos, como bicicletas e até caminhadas. Segundo recente pesquisa, o uso de bicicleta entre os jovens aumentou 24% de 2001 a 2009. Eles caminharam até seus destinos 16% mais vezes, enquanto as milhas percorridas por ônibus aumentaram 40% no mesmo período.
Nova York: bikes compartilhadas
Os sistemas de compartilhamento de bicicletas em ambiente urbano se tornam cada vez mais comuns. A exemplo do modelo aplicado em Paris e em São Paulo, Nova York também embarcou a ideia. Na metrópole norte-americana o Citibank será responsável pelo Citibike, nome dado ao sistema de compartilhamento e locação de bicicletas.
O funcionamento também será bastante parecido com o do plano brasileiro. O banco disponibilizará 600 estações, que abrigarão dez mil bicicletas em Manhattan e no Brooklyn. Os usuários terão os 30 primeiros minutos de uso grátis, mas excedendo esse tempo uma taxa começa a ser cobrada.
Leia também:
Pedestres de Nova Iorque ganham alternativa a avenidas movimentadas
Metrô de Nova Iorque promove a poesia
Nova Iorque comemora crescimento do número de ciclistas