Rio Claro possui atualmente 14.000 metros de ciclofaixas e seis mil de ciclovia, e são muito utilizadas pela sua maioria de trabalhadores que vão ao serviço de bicicleta tanto na área central como no distrito industrial.
As ciclofaixas interligam diversos bairros do município e da região central, onde se encontra os maiores e principais trechos que passam pelas principais vias de fluxo como a rua 1, rua 2 e rua 6.
O trabalhador Benedito Carrara comenta que as ciclofaixas são muito boas, devido que os ciclistas têm um espaço próprio. “O único problema é que existem motoristas imprudentes que não respeitam e acabam invadindo nosso espaço, sem contar quando estão distraídos ao telefone” crítica Benedito.
Já o professor de educação física Marcel Queiroz diz que a ideia poderia ser mais bem elaborada.”As ciclofaixas ocupam muito espaço nas ruas que já são estreitas, o que ocasiona congestionamento e obriga os carros a andarem em fila única” finaliza o professor.
A bicicleta é uma tradição da cidade graças à topografia plana, os usuários optam por esse transporte, principalmente trabalhadores e estudantes. Com a construção das ciclovias e ciclofaixas a bicicleta se consolidou como meio de transporte na cidade.
O projeto se iniciou no final de 2009, e de acordo com a Prefeitura a implantação das vias exclusivas para bicicletas está sendo feita de forma gradativa e visa oferecer melhores condições de tráfego de pedestre e ciclistas.
Em recente visita a cidade, o governador Geraldo Alckmin prometeu a construção de uma ciclovia com extensão de 5 km na rodovia Constantino Peruche que interliga os municípios de Rio Claro a Santa Gertrudes.
Leia também:
Em Rio Claro (SP), desrespeito segue e os pedestres sofrem com calçadas danificadas
A cidade paulista de Rio Claro possui duas ciclovias e mais de 10 km de ciclofaixas
Rio Claro: Ciclofaixa no Centro ainda é motivo de críticas