O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) participou, no mês passado, de reunião com o diretor-executivo da empresa Bom Sinal, Márcio Florenzano, e com o superintendente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) em Alagoas, Expedito Neiva.
O encontro ocorreu no Centro Administrativo Municipal e também contou com a presença de gerentes do BNB em Alagoas; empresários Antônio Marinho do Mascate; Antônio Carlos Macapá; secretários de Obras, Moyses Montenegro; de Desenvolvimento Urbano, Caroline Albuquerque; de Administração, Ariluce Cerqueira, além da gestora de Convênios, Janine Queiroz, e da diretora-técnica da Prefeitura de Arapiraca, Salete Amorim, e representante da empresa S.A Paulista, que será responsável pela instalação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) - o primeiro metrô de superfície de Arapiraca e do interior de Alagoas.
Durante a reunião, o diretor da empresa Bom Sinal, empresário Márcio Florenzano, explicou os detalhes técnicos acerca da fabricação e transporte do VLT até Arapiraca.
Ele adiantou que a fábrica está localizada na cidade de Barbalha, no Estado do Ceará, e recentemente foi visitada pela presidente da República, Dilma Roussef.
Márcio Florenzano garantiu ao prefeito Luciano Barbosa e demais participantes da reunião que os primeiros vagões deverão chegar em Arapiraca em curto espaço de tempo.
De acordo com o projeto, a cidade vai operar o sistema nos trilhos da linha ferroviária que corta toda a cidade. O metrô de superfície de Arapiraca terá um percurso inicial de cinco quilômetros e meio e será movido a óleo diesel, com velocidade máxima até 80 km/h.
A segunda etapa prevê mais seis quilômetros e meio, totalizando 12 quilômetros de linha interligando a cidade de norte a sul. Os vagões serão dotados de ar-condicionado e com capacidade para acomodar cerca de 400 passageiros sentados.
A prefeitura já havia assegurado recursos para aquisição do VLT. Agora, com o anúncio da chegada do metrô de superfície, a prefeitura e a empresa técnica responsável pela implantação do veículo já elaboram o cronograma de conclusão das obras das três primeiras estações de embarque e desembarque de passageiros.
Leia também:
VLT muda visão do transporte público em Maceió
Em Alagoas, trem fará passeio simbólico para marcar a recuperação da linha férrea
Alagoas tenta incluir o VLT em lista de obras do PAC