Governo define estações de VLT que vai ligar Santo André a Guarulhos

O governo do Estado definiu as estações que farão parte da nova linha de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que vai ligar o ABC a Guarulhos

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Fonte: Repórter Diário  |  Autor: Tiago Oliveira  |  Postado em: 23 de abril de 2012

Mapa da nova linha de VLT

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créditos: Metrô SP

O projeto prevê a construção de 23 estações, cinco delas em Santo André.

 

A criação da linha vem sendo discutida com a Prefeitura desde 2010, e agora começa a tomar forma. O traçado elaborado pelos técnicos da Secretaria de Transportes Metropolitanos inclui a retomada da Parada Pirelli, antiga estação da linha 10-Turquesa, desativada quando o trecho que cruza o ABC ainda era linha D.

 

A futura estação Pirelli seria a primeira parada da nova linha. Se sair do papel, o trecho vai permitir acesso direto não só a Guarulhos, mas a outras linhas da rede metro-ferroviária. Será possível realizar integração com as estações Corinthians-Itaquera, da linha 3-Vermelha do Metrô, e da linha 11-Coral da CPTM, além da futura estação União de Vila Nova, que será construída na linha 12-Safira.

 

O projeto prevê, ainda, integração com a futura estação Sapopemba, que fará parte do novo trecho da linha 2-Verde do Metrô, que já está sendo construído.

 

“Há esboços, estudos funcionais. A ideia é fazer um VLT subindo perpendicularmente, lá debaixo da Pirelli passando todo aquele eixo da linha 11 e linha 12, chegando até Guarulhos”, explica o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, em entrevista exclusiva ao Repórter Diário.

 

O projeto ainda está em fase inicial, sem previsão oficial de sair do papel, apesar de a linha fazer parte da rede prevista pelo Metrô para 2021.

 

Estações

 

A definição do local onde as futuras estações serão construídas foi feita em conjunto com o governo do Estado e Santo André. Partiu da administração municipal a ideia de que a Estação Pirelli fosse utilizada como terminal da nova linha.

 

O VLT vai passar pelas avenidas André Ramalho, Jorge Beretta e das Nações. Depois, segue para São Paulo, passando por regiões, como o Jardim Guarani, Cidade A.E. Carvalho e avenida São Miguel.

 

As estações em Guarulhos ficarão próximas às rodovias Ayrton Senna e Presidente Dutra. Além da estação Pirelli, Santo André terá as estações Avenida dos Estados, Vila Curuçá, Cidade dos Meninos e Oratório.

 

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) deve ficar responsável pela operação do novo trecho. De acordo com o diretor de Planejamento da empresa, Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro, a proposta está na fase do projeto funcional.

 

“O primeiro passo é fazer um estudo de viabilidade para saber se é possível ou não. O segundo passo é o [projeto] funcional, que já define uma diretriz, faz uma análise de demanda, de localização de estação”, explica o diretor. O passo seguinte é a realização do projeto básico, ainda sem previsão para ser feito.

 

Corredor ABD é prioridade

 

A ideia de se construir uma linha para ligar o ABC a Guarulhos deve ainda demorar a sair do papel. Apesar de reconhecer a importância do novo trecho, o governo do Estado informa que tem outras prioridades de investimento na rede de transporte metropolitano. Uma delas que deve se tornar realidade antes do VLT é a ampliação do corredor ABD, que vai seguir até Guarulhos.

 

“O que está mais adiantado é o projeto para passar pela [avenida] Jacu-Pêssego, saindo do terminal São Mateus. Em todo aquele complexo do corredor ABD a pessoa vai estar no mesmo sistema sem pagar tarifa nenhuma a mais e vai embora até Guarulhos”, explica o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

 

A CPTM também pondera que linhas do sistema metro-ferroviário terão de ser modernizadas para suportar a demanda que a nova linha deve provocar.

 

“Existem outras prioridades que estão sendo colocadas até mesmo para modernizar o que já existe, para a CPTM avançar em outras linhas. Precisa que as linhas 10, 11 e 12 estejam arrumadas, porque senão estaremos colocando mais demanda nessas linhas sem elas estarem capacitadas para receber”, diz o diretor de Planejamento da empresa, Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro.

 

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Comentários

Renato Martins - 10 de Maio de 2012 às 17:37 Positivo 1 Negativo 2

E o VLT até Mauá pela Jacu? Fica como?

Renato Martins - 10 de Maio de 2012 às 17:36 Positivo 2 Negativo 14

E Mauá que precisava de novas alternativas fora de mais essa! SA já tem tróleibus e trem... Essa obra esta indo para a cidade errada por interesses de Magnatas... espero que ela nunca saia do papel!

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