Prefeitura cria comissão para acompanhar obras do BRT em Manaus

A Portaria 0027/2012 estabelece que a comissão poderá analisar, propor, alterar e sugerir medidas de intervenções necessárias para o bom andamento da obra

Notícias
 

Fonte: A Crítica  |  Autor: Da Redação  |  Postado em: 19 de abril de 2012

O projeto viário interligará 20 estações e 3 termi

O projeto viário interligará 20 estações

créditos: Divulgação

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) criou, no último dia 11, por meio de portaria, a Comissão de Planejamento, Controle e Acompanhamento das obras do Bus Rapid Transit (BRT), cujo objetivo será acompanhar a execução do projeto, criando mecanismos que garantam o cumprimento do cronograma estabelecido para sua implantação. A medida foi publicada na edição do último dia 18 do Diário Oficial do Município (DOM).

 

Também no dia 11 o DOM trouxe o resultado da concorrência para a execução das obras, cujo vencedor foi o consórcio Construbase - S.A Paulista. Ele será responsável pelo trecho denominado “Leste” do BRT - tecnologia que utiliza veículos sobre rodas-, que terá 19 quilômetros de extensão e ligará a Zona Leste ao Centro de Manaus. De acordo com informações da secretaria, 904 imóveis serão desapropriados no trecho.

 

O investimento será de R$ 223 milhões, aproximadamente, 37,2% dos R$ 600 milhões previstos para a implantação total do sistema, que compreende, ainda, a operacionalização e aquisição de veículos apropriados. A edificação deve iniciar em 42 dias com prazo de conclusão de 24 meses, segundo as últimas informações fornecidas pela assessoria da Seminf.

 

Já a Portaria 0027/2012, que trata da criação da comissão, estabelece que a mesma poderá analisar, propor, alterar e sugerir medidas de intervenções necessárias para o bom andamento da obra, articulando-se com os demais órgãos do poder municipal, estadual e federal, e até mesmo com as concessionárias Águas do Amazonas e Eletrobras Amazonas Energia.

 

Em outro item, fica determinado que a comissão analisará as propostas de intervenções feitas pela construtora responsável pela obra, propondo e implementando soluções adequadas para o bom relacionamento entre o poder público e a comunidade, evitando assim, problemas que possam interferir no cumprimento do cronograma estabelecido.

 

Em contrapartida, o grupo terá como atribuição, informar sobre o andamento das obras ao agente financeiro responsável (Caixa Econômica Federal), à pasta responsável e aos órgãos de controle competentes, tais como Ministério Público Estadual (MPE), Ministério Público Federal (MPF), Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria Geral da União (CGU), entre outros.

 

Para tanto, foram designados cinco servidores da Seminf: Eraldo Bandeira Machado, Maria de Fátima Guimarães Soares, Melissa Alves de Toledo, Mylena Fernandes Burlamaqui e Frank Charles de Souza Ferreira.

 

O corredor do BRT iniciará na avenida Manaus Moderna (Zona Centro-Sul) e terminando na avenida Autaz Mirim, conhecida como Grande Circular (Zona Leste), passando, ainda, pelas avenidas do Contorno e Cosme Ferreira. Entenda o que é BRT.

 

Leia também:

 

Mobilidade urbana excluída das prioridades das prefeituras do interior 

Sai resultado da licitação para obras de construção do BRT, em Manaus 

Audiência Pública discute mobilidade urbana em Manaus 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário