A informação foi repassada ao prefeito José Fortunati e ao secretário municipal de Gestão, Urbano Schmitt, pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, em reunião na tarde desta quarta-feira, 11, em Brasília.
Prevista inicialmente para ser realizada em novembro do ano passado, a publicação da portaria permitirá à prefeitura dar continuidade aos trâmites necessários para viabilizar a implantação do metrô. No encontro, Fortunati informou que o município já concluiu estudos e projetos necessários, o que garante a estrutura básica para a próxima etapa do processo.
Mesmo com a confirmação da data, a modelagem financeira do projeto, que ocorrerá na modalidade de PPP, ainda não está finalizada. Durante a reunião com a ministra, do qual participou também o secretário do PAC, Maurício Muniz, foi apresentada à prefeitura a proposta do governo federal para o repasse de cerca de R$ 1 bilhão referente à obra. De acordo com o documento, os repasses seriam efetivados somente após a execução da obra, e não durante, como inicialmente previsto.
"Não é a modelagem encarada como a ideal pela cidade e o Estado, mas vamos fazer os cálculos necessários, avaliar a proposta e realizar novo encontro na próxima segunda-feira para avançar na negociação”, destacou o prefeito. De acordo com o governo federal, o impacto financeiro não seria tão significativo quanto imaginado com a nova formatação.
Leia também:
Maior ônibus do Mundo já está em teste na cidade de Porto Alegre
BRT de Porto Alegre
Cicloativistas enfrentam disputa com Prefeitura de Porto Alegre