Curitiba realizou nesta quinta-feira (12) o 2º Fórum Curitiba de Trânsito, que reuniu especialistas em trânsito e mobilidade para debater o uso da bicicleta como meio de transporte na capital paranaense. O Ir e Vir de Bike transmitiu o evento ao vivo.
O Fórum, promovido pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), com apoio da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e Urbs contou com a presença de mais de 80 participantes e cumpriu com excelência seu papel de promover o debate. Na mesa, estiveram engenheiros, técnicos, gestores públicos e ciclistas, dialogando sobre os desafios na implantação desse modal.
Participei da discussão como convidado e fiz questão de ressaltar que Curitiba entra de forma atrasada neste tema; o que é negativo. Mas, enfim, entra.
Porém, confesso que, se tivesse ido ao Fórum apenas como jornalista, para cobrir a pauta do evento, voltaria para a redação meio frustrado. Faltou o que, no jargão da profissão, chamamos de "gancho" -- o fato novo, aquela declaração que gera a notícia e ganha as manchetes do dia seguinte.
Certamente a manchete da Gazeta do Povo desta sexta-feira poderia ser: Setran passará a multar motorista que desrespeitar ciclista; ou então: "Curitiba vai implantar 164 km de ciclofaixas ao longo de todas as canaletas da cidade".
E, na falta de uma grande notícia durante o Fórum, o próprio Fórum acabou virando a notícia. O que, por si só, já não é pouca coisa. A realização do evento sinaliza uma intenção de olhar o tema da mobilidade por bicicletas de maneira séria.
Não faltaram argumentos técnicos e/ou políticos da Setran e Urbs para justificar a ausência de algumas das medidas cobradas pelos ciclistas: placas de sinalização, multa pelo descumprimento do artigo 201 do CTB, metas, compromissos. Um gancho capaz de simbolizar que Curitiba voltou a ser pioneira no planejamento urbano.
De concreto, apenas indicativos, planos, compromissos mais genéricos, com o de uma campanha de educação de trânsito -- para todos, e não só para ciclistas.
Já o debate foi, de fato, um debate: democrático, com exposição de ideias e opiniões divergentes, como deve ser.
Mas, se não faltou boa vontade, talvez tenha faltado um pouco mais de ousadia, atributo que não faltou quando da escolha do tema do Fórum. Que deste evento floresça a mentalidade de uma cidade mais segura e harmônica para motoristas, ciclistas e pedestres.
Se por um lado não é todo dia que se pode realizar um Fórum como este, todo o dia é uma nova oportunidade para se ganhar as manchetes com boas notícias sobre o incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte em Curitiba.
Leia também:
Fórum de Trânsito discute inclusão de bicicletas em vias urbanas em Curitiba
Fórum de Trânsito discute a bicicleta
Curitiba, 319 anos, referência em transporte coletivo