A Prefeitura de Salvador diz que não vai levar em consideração o que anunciou a ministra do planejamento e garante que os seis primeiros quilômetros do metrô vão funcionar este ano.
Miriam Belchior condicionou a liberação de mais verbas para o metrô que está em construção há mais de dez anos desde que ele só entre em funcionamento junto com o metrô a ser construído na Avenida Paralela, o problema é que, segundo um especialista, a obra da paralela não tem como ser concluída até a copa de 2014.
“No momento em que o governo federal resolveu apoiar o trecho dois do metrô foi exatamente nessa visão de que nós precisávamos de uma linha maior para dar viabilidade comercial. Nos parece, em princípio, que nós precisamos completar o metrô todo para que valha a pena essa operação”, disse a ministra.
As declarações da ministra repercutiram também na Câmara Municipal. Nesta quarta-feira (11), um grupo de vereadores se reuniu para elaborar uma carta em repúdio às declarações da ministra, que deve ser entregue nos próximos dias à presidente Dilma Roussef e ao governador Jaques Wagner. “Tenho certeza que a presidente e o governador quando refletirem não vão concordar com essas declarações dela [da ministra]”, disse o vereador Jorge Jambeiro, presidente da Comissão de Transporte.
A prefeitura de Salvador diz que não vai levar em consideração o que anunciou a ministra do planejamento e garante que os seis primeiros quilômetros do metrô vão funcionar ainda em 2012. Miriam Belchior condicionou a liberação de mais verbas para o metrô que está em construção há mais de dez anos ao início da operação do transporte junto com o funcionamento do metrô que vai ser construído na Avenida Paralela.
Segundo o professor Elmo Felzemburg, especialista em transporte urbano, a obra da Paralela não tem como ser concluída até a Copa de 2014. Segundo ele, o projeto já está bastante atrasado e não há tempo suficiente para completar a obra que nem começou. "É um projeto complexo, que exige que você estude cada detalhe onde o corredor vai ser atravessado, cada cruzamento que ele [o metrô] vai passar, cada estação que vai ser contemplada. São vários itens que compõem o projeto que é preciso que ele não seja em toque de caixa para atender a Copa.
Linhas
A linha um do metrô está dividida em duas etapas. A primeira, que liga a Estação da Lapa ao Acesso Norte, já está com os trens nos trilhos. A segunda, do Acesso Norte até Pirajá, de acordo com a Secretaria Municipal de Transporte e Infraestrutura (Setin), 27% das obras já foram executadas. Mas o que pode ser observado na região do metrô é mato e abandono.
O secretario José Mattos garante que os seis primeiros quilômetros começam a funcionar este ano. E diz que não acredita na hipótese do governo federal barrar R$ 40 milhões. “Com ou sem o governo do estado, com ou sem o governo federal, nós vamos buscar todos os meios para que a gente coloque para a população este equipamento [o metrô] disponibilizado em julho”, afirmou.
O outro projeto, da linha dois do metrô, passando pela Avenida Paralela, e com 22 km, ainda está sendo alterado. Do custo total, um bilhão de reais vem do governo federal. O Estado vai financiar outros R$ 600 milhões, com expectativa de que o transporte fique pronto até a Copa de 2014.
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