A empresa Consórcio Construbase – AS Paulista será a responsável pela execução das obras do Sistema Bus Rapid Transit (BRT), no trecho Corredor Leste de Manaus. De acordo com informações publicadas no Diário Oficial do Município (DOM), desta quarta-feira (11), a Construbase venceu a concorrência pública (Pública nº. 050/2011-CLS/PM) com o valor de R$ 222.969.519,69.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) desclassificou, em dezembro do ano passado, os consórcios Sanches Tripolini-Arvek e Construbase - S.A. Paulista, durante a fase de documentação da licitação do Bus Rapid Transit (BRT). As concorrentes não apresentaram todos os documentos exigidos pelo edital.
Na época, a implantação do BRT estava orçada, pelo projeto básico, em R$ 290 milhões e o prazo para conclusão do sistema é 24 meses após o início das edificações. Ainda segundo informações da prefeitura, das 42 empresas que compraram o edital, somente duas em formato de consórcio apresentaram propostas para realizarem a obra.
De acordo com informações do Ministério das Cidades, o sistema BRT integrará a Zona Leste ao Centro de Manaus e comporá o sistema de integração da capital para a Copa de 2014 com o monotrilho nos terminais de integração Largo da Matriz, no centro da cidade, e Jorge Teixeira, Zona Leste, formando um “anel” de transporte público coletivo na capital amazonense. O sistema do BRT deve atingir uma extensão de 23 km.
Leia também:
Audiência Pública discute mobilidade urbana em Manaus
Mobilidade urbana de Manaus avança, mas a passos lentos
Contrato de construção do monotrilho de Manaus é assinado