Ultrapassagem nas canaletas, adoção do maior ônibus do mundo como novo padrão dos corredores de transporte, carga automática de créditos no cartão transporte e um Centro de Controle Operacional que monitora o trânsito e o transporte em tempo real, com comunicação on line com motoristas e veículos, são algumas das inovações curitibanas que fazem com que a cidade chegue aos 319 anos como referência internacional em transporte coletivo, um serviço aprovado, segundo pesquisas, por mais de 80% dos usuários.
Por dia, o sistema transporta 2,3 milhões de passageiros e os 1.915 ônibus da Rede Integrada de Transporte fazem 21 mil viagens e percorrem 500 mil quilômetros, mais do que o equivalente a dez voltas na terra que tem 48 mil quilômetros.
Pioneira na implantação, em 1974, do que o mundo conhece hoje como Bus Rapid Transit (BRT) Curitiba tem uma trajetória de inovação no transporte que atrai atenção de cidades do mundo todo. Na média, a cada três dias, técnicos da Urbs, empresa que gerencia o sistema, fazem uma apresentação técnica sobre o transporte curitibano, tanto na própria Urbs, a delegações e autoridades de diferentes partes do mundo, quanto em seminários, congressos e eventos promovidos no Brasil e no exterior.
Uma das inovações mais recentes foi o desalinhamento das estações tubo, que ficavam frente a frente, criando uma terceira pista para ultrapassagem nas canaletas. Medida simples, que não exigiu desapropriações ou redução de calçadas ou pistas de veículos, o desalinhamento permitiu a implantação do Sistema Expresso Linha Direta, que os curitibanos de imediato apelidaram de Ligeirão. Graças à ultrapassagem, foi possível colocar na canaleta o Expresso tradicional (vermelho), que pára em todas as estações, e o Ligeirão (azul), que faz poucas paradas encurtando a viagem entre o bairro e o centro.
O sistema, implantado em 2010 e aperfeiçoado no ano passado com a entrada em operação do maior ônibus do mundo, outro pionerismo da cidade, já funciona nas canaletas da Linha Verde e Marechal Floriano, fazendo as linhas Pinheirinho-Carlos Gomes e Boqueirão. São 24 ônibus que transportam por dia 68 mil passageiros – 37 mil no eixo Boqueirão e 31 mil na Linha Verde.
Os números dão idéia da importância e aceitação do sistema. No eixo Boqueirão, por exemplo, o expresso vermelho, parador, transporta atualmente 34 mil passageiros/dia, enquanto o Ligeirão transporta 37 mil passageiros/dia. A entrada do novo sistema beneficiou tanto quem se desloca direto do bairro ao centro, porque chega mais rápido, uma economia de tempo de cerca de 15 minutos, usando o Ligeirão; quanto quem utiliza o expresso parador, que hoje trabalha com uma pressão de demanda menor e portanto também ganha tempo.
Centro de Operações - Outra inovação importante, prestes a entrar em funcionamento, é o novo Centro de Controle Operacional (CCO), instalado na Urbs que reúne numa mesma sala operadores que vão monitorar, e intervir quando necessário, em tempo real, o trânsito e o transporte. No caso do transporte, a partir do CCO os operadores têm contato direto com motoristas e sabem onde e em que situação está cada um dos ônibus do sistema. Inicialmente este monitoramento será feito nos eixos mas a previsão é que toda a frota seja monitorada em tempo real, permitindo adequações imediatas sempre que necessário.
Com o CCO, os curitibanos também passarão a contar com informação, em painéis de led, do tempo previsto para chegada do ônibus nos pontos nos 21 terminais de transporte urbano. Já em teste em um painel no Terminal Cabral, o sistema tem agradado os usuários das linhas Tingui, Solar e São João, incluídas neste período de experiência.
Novo padrão
Desde março do ano passado, Curitiba vem sendo brindada com um novo ônibus nas canaletas. Primeiro foi o Ligeirão que, em azul, mudou a paisagem da cidade onde os ônibus nas vias exclusivas sempre foram apenas vermelhos.
O Ligeirão é o maior ônibus do mundo, com tecnologia de ponta, seguro, confortável, acessível e detahes que tornam a viagem ainda mais confortável, como janelas panorâmicas com películas que protegem da intensidade dos raios solares, avisos sonoros e visuais da localização do ônibus e de abertura e fechamento de portas, e bancos exclusivos na cor amarela, como exige a legislação atual de acessibilidade.
Aprovado de imediato pelos curitibanos, o modelo do Ligeirão passou a ser o novo padrão de biarticulado em Curitiba. Agora, na renovação de frota dos ônibus expressos, o modelo é o mesmo do Ligeirão, apenas na cor tradicional, vermelho Ferrari. Atualmente, o novo ônibus já está nas linhas Centenário-Campo Comprido; Pinhais-Rui Barbosa; Centenário-Rui Barbosa; Santa Cãndida-Capão Raso e Boqueirão.
Linha do tempo
O sistema de transporte coletivo de Curitiba nasceu em 1887, quando pela primeira vez circulou na cidade um bonde da Empreza Curitybana, dirigida por Boaventura Clapp, puxado por animais. A viagem inaugural foi do Boulevard Dois de Julho (início da atual avenida João Gualberto, perto do Passeio Público), até o bairro do Batel. Em 1898, a concessionária transportou nessa linha 670 mil passageiros, e em 1908, 980 mil pessoas. Conheça, em linhas gerais, a trajetória do transporte curitibano
1912 – Circulam os primeiros bondes elétricos.
1921 – Durante o ano, os bondes transportam 3 milhões de usuários
1928 – South Brazilian encerra atividades, e transporte urbano é atendido pelos primeiros ônibus da Companhia Força e Luz do Paraná (CFLP, antecessora da Copel), que também opera os bondes remanescentes.
1938 – Ao todo, durante o ano, 10,9 milhões de pessoas usaram o bonde, e apenas 2,6 milhões, os ônibus.
1952 – Circula o último bonde elétrico. Parte da estação central, na praça Tiradentes, ao bairro Portão. Bonde cede espaços aos auto-lotações – micro-ônibus da Companhia Força e Luz do Paraná com capacidade para 25 passageiros. Preferência dos usuários é pelos bondes, que usam as 41 últimas unidades que percorrem malha de 25 quilômetros. Os ônibus da CFLP transportam só um quinto da demanda anual de passageiros.
1955 – Nascem as primeiras organizadas de transporte e surgem as chamadas áreas seletivas – a cidade é dividida em fatias, como um bolo, e cada fatia é servida por uma empresa.
1960 – Primeira greve do setor de transporte coletivo em Curitiba.
A partir de 1971 – Transformação urbana com criação dos setores estruturais – surge o eixo Norte/Sul, mediante adoção de canaletas exclusivas para o Sistema de Ônibus Expresso, ladeadas por pistas lentas, com tráfego em sentidos opostos, e vias de tráfego contínuo a uma quadra das vias lentas, também com trânsito em direções opostas.
22 de setembro de 1974 – Inaugura-se o Sistema de Ônibus Expresso na linha Norte/Sul, em duas linhas: a Norte liga o Terminal Santa Cândida à praça Ruy Barbosa; a Sul, o Terminal Capão Raso à praça Dezenove de Dezembro.
1976 – Lançamento do ônibus Seletivo Batel / Jardim Social, servido por micro-ônibu8s alaranjados com bancos estofados instalados em 45 graus. Faziam trajeto similar à linha convencional, mas com conforto e tarifa diferencida .Mais tarde, já com cor branca, foram rebatizados de Opcionais.
1977 – Começa a funcionar o eixo expresso Boqueirão.
1978 – A partir de 16 de agosto, eixo expresso Norte/Sul é servido por ônibus articulados.
1979 – Em 19 de setembro, implantação da tarifa única que permite a integração físico-tarifária; começa a funcionar a linha Interbairros I. Linha Estudantes estréia em 25 de outubro, originalmentye saindo do Largo Bitencourt ao entro Politécnico em ônibus convencional pintado de azul.
1980 – Implantado o eixo Leste/oeste, atendido por ônibus articulados. Crise petrolífera mundial desencadeia em Curitiba campanha que estimula o uso do ônibus com o slogan "É com esse que eu vou".
1987 – Legislação determina que URBS é a única concessionária do transporte coletivo, com remuneração do serviço por quilômetro rodado.
1991 – Entra em operação a primeira Linha Direta – os "ligeirinhos", cor prata, estreiam na linha Boqueirão/Centrto Cívico, com embarques e desembarques, até então inéditos, nas futuristas estações-tubo, em nível.
19 de dezembro de 1992 – Eixo Boqueirão começa a ser servido pelos primeiros ônibus biarticulados, com 25m de extensão e capacidade para 220 passageiros.
1993 – Começam a funcionar as linhas madrugueiras.
1994 – Inaugurada a Linha Turismo. Ônibus tipo jardineira circulam pelos principais parques da cidade, com saídas regulares defronte ao Passeio Público.
1995 – Os ônibus articulados da linha Norte/Sul são substituídos por biarticulados.
1996 – URBS passa a ser empresa gerenciadora do sistema de transporte. Começa a integração físico-tarifária com a Região Metropolitana de Curitiba, com delegação do transporte coletivo urbano e metropolitano. Convênio entre URBS e Coordenação da Região Metropolitana (Comec) permite o gerenciamento das linhas metropolitanas.
1999 – Implantada a linha expressa Circular Sul.
2000 – Linha expressa Leste/Oeste passa a ser servida por ônibus biarticulados.
2002 – Começa a funcionar a bilhetagem eletrônica com lançamento do cartão-transporte.
2003 – Implantado novo mobiliário urbano que inclui equipamentos instalados nas paradas de ônibus.
2005 – Implantada a tarifa domingueira. Aos domingos, deslocamento em qualquer linha de ônibus urbano custa R$ 1,00.
2009 - Implantação do primeiro trecho do sexto eixo de transporte da cidade, a Linha Verde, com 9,4 km de extensão,servido por ônibus expressos articulados movidos com combustível 100% à base de soja. Ligam o Terminal Pinheirinho à praça Carlos Gomes.
Linha Inter 2 ganha ônibus articulados
2010 - Implantação da linha expressa Ligeirão Boqueirão, servida por ônibus articulados
Desalinhamento das canaletas com criação de área de ultrapassagem.
Primeira licitação do transporte coletivo em Curitiba
Implantada integração temporal matricial (com cartão e em ponto definido) em duas estações: Santa Quitéria e São Pedro, beneficiando usuários das linhas Vila Velha/Buriti e Pinheirinho-Carlos GomesImplantada a carga automática dos créditos do cartão transporte, com a desativação de validadores que ficavam nos terminais e eram alvo permanente de vandalsmo.
2011 – Em abril, ônibus biarticulados azuis, com 28m de comprimento, substituem os articulados do Ligeirão Boqueirão, ampliando em 47% a oferta de lugares. Em julho, a mesma substituição ocorre na linha Pinheirinho-Carlos Gomes, via Linha Verde.
Linhas Centenário Campo Comprido, Centenário Rui Barbosa e Pinhais Rui Barbosa passam a contar com os novos biarticulados de 28 metros de extensão
2012 – Treze novos biarticulados entram em operação na Linha Santa Cândida/Capão Raso que atende 171 mil passageiros por dia.
Fonte: Urbs
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