As obras que vão levar a Transcarioca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim tiveram início. O trecho, que recebe o nome técnico de Lote 2, começa na Penha e cortará alguns dos principais bairros do Subúrbio da Leopoldina para chegar ao Galeão. A previsão é de que a construção seja concluída até dezembro de 2013, junto com o restante do percurso, que começa na Barra da Tijuca.
Com 39 km de extensão, a Transcarioca terá 45 estações, três terminais, três mergulhões, 10 viadutos e nove pontes. A estimativa é de que o sistema transporte cerca de 400 mil passageiros por dia e reduza à metade o tempo de viagem entre a Barra e o Aeroporto, estimado hoje em 2h.
O trajeto desta segunda fase do corredor de BRT (Bus Rapid Transit) tem 11 km. Parte do Largo da Penha e segue pelas ruas Monsenhor Alves Rocha, Ibiapina e Uranos, para chegar a Olaria. Depois de cruzar a linha férrea, os ônibus articulados vão passar pelas ruas Viúva Garcia e Emilio Zaluar e pelas avenidas dos Campeões e Postal, em Ramos.
O traçado continua depois de atravessar a Avenida Brasil, que receberá um viaduto com uma estação BRT, onde acontecerá a integração com a Transbrasil (Deodoro – Aeroporto Santos Dumont). A Transcarioca, obra prevista na Matriz de Responsabilidade para a Copa, continua então pela Avenida Brigadeiro Trompowski e por um binário na Ilha do Fundão, formado pelas avenidas Um, Vinte e Quatro e Vinte e Nove da Cidade Universitária.
A chegada dos articulados à Ilha do Governador acontecerá pela Estrada do Galeão e terminará na Avenida 20 de Janeiro, com uma estação em frente ao Terminal 2 do Aeroporto.
Estaiada
Para atravessar a Baía de Guanabara, uma ponte estaiada, que já começou a ser construída, vai criar uma nova ligação entre as ilhas do Fundão e do Governador. A estrutura é a segunda desse tipo apenas na Transcarioca – a primeira está sendo erguida na Av. Ayrton Senna, na Barra. Além da ponte, esse trecho do corredor expresso terá ainda seis viadutos e um terminal.
Fonte: Cidade Olímpica