Toda manhã, o leitor Cláudio Barizon caminha pela ruas do Grajaú. E, recentemente, em quase todas as caminhadas ele percebe uma intrigante novidade. Várias calçadas do bairro da Zona Norte carioca amanhecem pintadas com trilhas formadas por retângulos de tinta branca. Os traçados contornam árvores, canteiros e esquinas:
“Parece que virou moda no Grajaú. Praticamente em todos os quarteirões do bairro, você encontra um calçada com estas ‘pegadas’. Percebo uma nova calçada desenhada a cada dia. Parece estar se espalhando... Ou virou moda, ou temos um ET fazendo estas marcas na calada da noite. :-)”, brincou Barizon no relato enviado ao Eu-Repórter junto com as fotos.
Nem moda, nem ET, nem pegadas; as pinturas são um caminho para as crianças brincarem e uma obra de arte para os adultos apreciarem, nas palavras de quem as fez. Ex-estudante de Direito, Fabiano do Nascimento Costa é morador do Grajaú, onde, além de espalhar sua arte, ganha a vida como cabeleireiro. Ele começou a pintar calçadas no bairro em meados de 2011. Os caminhos de tinta branca são uma reprodução dos de paralelepípedo que o artista construiu em um canteiro diante de sua casa, na Rua Grajaú:
- Há anos eu cuido de um canteiro em frente à minha casa. Fiz alguns caminhos de paralelepípedo pelo canteiro para promover a interação entre as pessoas e o meio ambiente. Passei a perceber que as pessoas deixaram de depredar o canteiro. Então, pensei: por que não fazer um caminho pintado na calçada? - explicou Costa.
O cabeleireiro disse nunca ter recebido qualquer treinamento artístico formal. Não cobra nada para pintar as calçadas; às vezes, recebe doações de tinta. Costa tem autorização da região administrativa e sempre pede licença aos moradores de cada casa para desenhar os caminhos em frente a elas. Os retângulos brancos são traçados com pincel e moldes de madeira para desenhos (no começo, os modelos eram tijolos de churrasqueira):
- Já pensaram que era alguém contratado, que eu usava carimbos... Depois do primeiro caminho, uma menina pediu para eu fazer outros. As crianças adoram, é uma forma de diverti-las e educá-las por meio da brincadeira. Tenho uma sensação maravilhosa ao ver as crianças brincando no que eu criei.
Até agora, 66 calçadas do Grajaú já ganharam as pinturas de Costa, cujo objetivo é chegar a 100 caminhos. Os desenhos podem ser vistos em ruas como Canavieiras, Araxá, Grajaú, Mearim, Professor Valadares e Júlio Furtado.
Leia também:
Ajude a construir o mapa Cicloviário Unificado do Rio de Janeiro
Macaé sai na frente em projeto de metrô no Interior do Estado do Rio de Janeiro
Barcas: corrida para garantir tarifa menos cara