Com o término de um trecho da segunda etapa de remodelação da Avenida Presidente Kennedy, a cidade passa ter 78,9 km de ciclovias.
Segundo dados da Associação Brasileira de Ciclistas, Praia Grande está no topo do ranking dos municípios com maior malha cicloviária no Estado de São Paulo. A segunda cidade do Estado, em quantidade de ciclovias, é Sorocaba, com quase 70 km de extensão.
A secretaria de Trânsito e Transporte do município prevê novas melhorias no setor durante o ano. Bicicletários devem ser implantados ao longo das principais vias e a ciclovia da Avenida Ayrton Senna da Silva será remodelada.
De acordo com dados da secretaria estadual de Transportes Metropolitanos, até o ano de 2009, 92.573 pessoas possuíam bicicletas em Praia Grande. Deste total, estima-se que cerca de 60 mil utilizem o veículo como principal meio de transporte.
Desde a implantação das ciclovias, o número de acidentes envolvendo bicicletas caiu aproximadamente 30%. Passando de 258, em 2004 (ano que foi realizado o primeiro levantamento sobre o tema), para 179, em 2010.
Leia também:
Projeto prevê via exclusiva para bicicleta na avenida Paulista
Secretaria emite licença prévia para a primeira estrada com ciclovia de SP
Guarujá quer ampliar largura das ciclovias após rejeição de ciclistas