Na capital, os terminais de integração, implantados na década de 1990, se tornaram a opção mais viável para os passageiros de ônibus. Com o valor de uma passagem, os usuários podem percorrer diversos percursos, embarcando e desembarcando nas nessas unidades.
Movimento elevado
De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), mais de 800 mil pessoas passam pelos terminais de Fortaleza por dia. O maior deles, do bairro Antônio Bezerra, chega a receber uma média de 164 mil passageiros diariamente no mês de janeiro deste ano.
Apesar das reclamações dos usuários, principalmente por conta da superlotação no espaço, a Etufor garante que o sistema dá conta da demanda. “É claro que nos horários de pico, os terminais ficam mais lotados. No entanto, estão sendo criadas maneiras de distribuir melhor a demanda ao longo do dia, como a Hora Social e a Integração Temporal”, afirma a assessoria de imprensa do órgão.
Novos sistemas disponíveis
No sistema de Hora Social, o usuário vai pagar R$ 1,80 (inteira) durante os horários de menor fluxo de passageiros: de 9h às 10h e das 15h às 16h. Já com a Integração Temporal, será possível pagar uma só tarifa em dois ônibus sem a necessidade de passar por um terminal. O usuário terá 30 minutos para sair do primeiro coletivo e entrar no segundo.
Os benefícios estão disponíveis para os passageiros que possuam vale-transporte eletrônico ou carteira estudantil carregada com créditos. Porém, a Etufor alerta que apenas algumas linhas contam com o sistema. Confira a lista aqui.
Projetos de ampliação
O Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor) vem desenvolvendo projetos de ampliação e modernização dos terminais para melhorar o atendimento aos usuários. O terminal do Antônio Bezerra é o primeiro a receber as obras. As próximas intervenções, que não têm data marcada, devem acontecer nos terminais do Papicu, Siqueira e Parangaba.
No projeto estão previstas a pavimentação de concreto, mais resistente ao fluxo de veículos pesados; construção de um bicicletário; e plataformas de embarque e desembarque mais acessíveis.
Só na reforma do terminal do Antônio Bezerra foram investidos R$ 14 milhões. As obras, que foram iniciadas em 2009 devem ser concluídas até o mês de outubro.
Leia também:
Linha Leste do metrô de Fortaleza: obra deve começar em setembro
Audiência pública apresentará Linha Leste do Metrô de Fortaleza
Metrô de Fortaleza prometido para 15 de junho, VLT ainda no papel