Há pouco mais de dois anos e meio o empresário Eduardo Narcizo teve uma ideia que está prestes a se tornar realidade. Carioca de nascença e capixaba de coração, ele não se conformava com o fato de as pessoas não utilizarem a bicicleta como um meio de transporte na orla da Praia da Costa, em Vila Velha (ES), e transformou essa ideia em um grande projeto que une inclusão social, ambiental e lazer.
A ideia de Eduardo é montar estruturas na orla da praia capazes de receber turistas e, principalmente, moradores que alugariam bicicletas e fariam delas um meio de transporte. No entanto, a ideia vai além do que isso e o empresário propôs para a prefeitura uma ação social: ter aposentados, presos em regime semiaberto e menores infratores indicados pelo conselho tutelar trabalhando no aluguel das bicicletas. Esses últimos, depois de aprender a mecânica desses meios de transporte, receberão kits para trabalhar por conta própria. "Vou dar a vara para eles pescarem e eles vão escolher onde e como pescar", afirmou Eduardo, em contato com o Terra.
Além disso, todo o dinheiro arrecadado com o aluguel das bicicletas será revertido para instituições de caridade. Segundo o empresário, o custo da locação será simbólico, em torno de R$ 1.
O quesito meio-ambiente não é deixado de lado por Eduardo. "Inventei um reboque em que uma bicicleta puxa outras três. Vou fazer esse translado movido a propulsão humana. Isso é uma sustentabilidade dentro do projeto de sustentabilidade", explicou o carioca.
"É um projeto totalmente voltado para o sócio-ambiental. Ganharei dinheiro apenas com o marketing e a publicidade e o montante arrecadado com os aluguéis irá para instituições. Quero criar esse costume do povo se locomover com bicicleta", completou Eduardo.
Há seis anos, quando chegou ao Espírito Santo para trabalhar como assessor jurídico em um escritório de advocacia, o empresário ficou espantado com a atitude dos capixabas. "Achei um absurdo uma praia maravilhosa dessa, um calçadão lindo e as pessoas andando de carro pra lá e pra cá. Esse projeto era necessário".
Mesmo sem ainda ter sido aprovado, o projeto já é um sucesso. Isso porque a Secretaria de Serviço Urbano da cidade autorizou Eduardo a alugar bicicletas no local durante o verão, o que ele considerou um "projeto-piloto". "O sucesso foi total. Acabamos de completar 3 meses de trabalho e, com uma média de 35 bicicletas por dia, chegamos ao fim desses três meses com cerca de 2.700 bicicletas alugadas", disse o empresário.
Depois de muito trabalho e uma ideia quase sendo colocada em prática, agora o projeto está nas mãos da promotoria de Vila Velha. Pouco antes do Carnaval, Eduardo reuniu-se com os secretários de transporte, turismo e esporte da cidade e apresentou suas ideias, que foram muito bem recebidas. "Esses secretários vão apresentar meu projeto para a promotoria, que irá analisar o caso. Se eles gostarem, terei a autorização provisória para tocar o negócio", comemorou. Depois disso, o projeto terá que passar por uma licitação e aí sim poderá ser implantado.
"Acredito que minha chance seja enorme", concluiu o empresário carioca.
Leia também:
Rodovia estadual em Ponto Belo (ES) terá ciclovia
Na Grande Vitória, Projeto do BRT deve ser concluído em 18 meses após a licitação
Em Vitória, ES, projetos da 4ª Ponte e de corredores exclusivos vão custar R$ 34 milhões