Os semáforos da cidade de São Paulo passam por mudanças a partir desta quarta-feira (8). Segundo a CET, eles serão reprogramados visando a maior segurança do pedestre.
A reprogramação dos tempos de travessia, parte do Programa de Proteção ao Pedestre, foi testada no cruzamento da avenida Presidente Juscelino Kubitscheck com a rua Professor Geraldo Ataliba, no Itaim Bibi. E, agora, será ampliada em toda a capital.
A programação dos semáforos de pedestres é de dez segundos de verde e cinco segundos de vermelho piscante. Hoje, quando o semáforo fica vermelho, a pessoa tem de decidir se avança ou se retorna ao ponto inicial.
A nova configuração adotada pela CET muda esta concepção. O tempo de verde será utilizado para avisar às pessoas que elas podem iniciar a travessia. Já o vermelho piscante indica que há tempo suficiente para concluir a travessia com conforto e segurança, mesmo quando iniciada no último segundo do tempo de verde.
O novo semáforo terá cinco segundos de tempo de verde e dez segundos de vermelho piscante. Os locais que passarem pela alteração serão sinalizados com um adesivo.
Leia também:
Evento: Engenheiros debatem projetos para melhorar mobilidade em SP
Especialistas discutem sugestões para melhoria de segurança de ciclistas
Qual é o maior metrô do Brasil?