O Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper lança nesta segunda-feira (28) a Rede de Cidades do Observatório Nacional de Mobilidade Sustentável. A iniciativa pretende facilitar a colaboração entre municípios brasileiros por meio do compartilhamento estruturado de dados sobre mobilidade urbana, com a meta de democratiza o acesso a eles.
Conforme o documento de divulgação do evento, o Observatório tem como missão construir um banco de dados sobre os sistemas de mobilidade em municípios de médio e grande porte do país, reunindo informações de fontes públicas e privadas. A partir desse material, poderão ser produzidos estudos, relatórios e artigos técnicos que contribuem para uma tomada de decisão mais qualificada por parte de gestores públicos e atores do ecossistema de mobilidade, explica o texto.
A criação da Rede de Cidades representa um novo passo do projeto, com o objetivo de engajar administrações municipais na geração e troca de informações confiáveis e atualizadas sobre mobilidade urbana. Durante o evento de lançamento serão apresentados os avanços conquistados até o momento, os desafios enfrentados e um convite para que outras cidades brasileiras se juntem à Rede.
Observatórios
O Observatório Nacional de Mobilidade Sustentável foi criado em setembro de 2023 por uma iniciativa do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Soma-se a várias outras ações, como o Observatório da Mobilidade Urbana de Salvador, Observatório das Metrópoles, Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC, Observatorio de Movilidad Urbana da Corporación Andina de Fomento e inúmeros projetos voltados ao tema em cidades de todo o Brasil. Espera-se que a Rede de Cidades seja um instrumento capaz de amalgamar esses esforços e os dados disponíveis de forma transparente.
Como participar
Evento de lançamento da Rede de Cidades do Observatório Nacional de Mobilidade Sustentável
Data: 28 de abril, segunda-feira
Horário: 10h às 11h30
Local: O evento será transmitido pela plataforma Zoom
Mais informações em https://www.insper.edu.br/pt/home
Leia também:
Quase 120 milhões moram em ruas sem acessibilidade, aponta IBGE
Cuiabá aprova Tarifa Zero aos domingos no transporte público
Mobilidade a pé ainda é o "patinho feio" do Brasil
Tarifaço nos transportes do Rio é um projeto de exclusão
Ciclovias: menos de 2% dos brasileiros moram em ruas com infraestrutura para bicicleta
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
