Goiânia acaba de ganhar um novo atrativo para turistas e moradores: o Caminho dos Bougainvilles, iniciativa que combina turismo urbano, mobilidade sustentável, natureza e valorização do patrimônio histórico. O lançamento oficial será neste domingo (27), às 8h, com um passeio ciclístico saindo do Parque Lago das Rosas, localizado entre os bairros Centro e Oeste da capital goiana.
O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal de Turismo e Eventos (GoiâniaTur), e conta com apoio da Consciente Construtora, do Instituto Consciente e da Piracanjuba. O trajeto tem mais de 50 km de extensão, com opções para ser percorrido a pé ou de bicicleta, e está dividido em quatro roteiros temáticos:
Roteiro Art Déco: percurso pelo centro de Goiânia que valoriza a arquitetura histórica, cultura local, gastronomia e lazer, dividido em três trechos chamados de “Pétalas”;
Roteiro Parques I: conecta o Parque Lago das Rosas ao Jardim Botânico;
Roteiro Parques II: liga o Lago das Rosas ao Parque Macambira Anicuns;
Roteiro Praças: vai do Lago das Rosas até a Praça do Amor.
Para a presidente da GoiâniaTur, Nárcia Kelly, o Caminho dos Bougainvilles concretiza a política municipal de valorização do turismo urbano e de preservação dos espaços públicos: “Criamos uma rota que convida a população a enxergar Goiânia com mais sensibilidade ao que é belo, histórico e sustentável. É um incentivo ao pertencimento, à mobilidade ativa e ao cuidado com nossos espaços públicos”, afirmou.
Kelly destacou ainda que o projeto integra o Desafio das Flores, promovido pela GoiásTurismo fortalece a identidade cultural e ambiental da capital. “É uma iniciativa que conecta as pessoas à cidade e à natureza. Goiânia recebeu o título de Cidade Arborizada do Mundo pela ONU, e ações como essa ajudam a valorizar esse reconhecimento”, completou.
Mais informações sobre o Caminho dos Bougainvilles, acesse aqui o site do Goiânia Tur.

Leia também:
Londres inaugura rota para caminhada e ciclismo de 24 km
Ciclovias iluminadas e área de lazer: avenida revitalizada
Jardins botânicos reduzem temperatura entre 3,5ºC e 5ºC, aponta estudo
Caminhada Musical volta a São Paulo
Paris lança plano para estimular a mobilidade a pé
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
