Entre as capitais brasileiras, Teresina, no Piauí, tem uma das maiores taxas de calçadas obstruídas ou com obstáculos para pedestres. Os dados da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, realizada pelo Censo Demográfico 2022, mostram que 86,49% dos moradores da cidade residiam em vias com calçadas nas quais haviam obstáculos.
São postes, buracos, desníveis ou árvores mal posicionadas que dificultam o livre tráfego de pedestres, oferecendo risco de acidentes, especialmente para pessoas com mobilidade reduzida, idosos, gestantes e crianças. Ainda segundo a pesquisa do IBGE, cerca de 42% dos moradores da área urbana de Teresina residem em vias públicas sem arborização.
“Os mais prejudicados pela existência de obstáculos nas calçadas são os quase 100 mil idosos e 87 mil crianças, representando quase 23% do total da população residente na área urbana da capital, vivenciando no dia a dia um maior risco de acidentes ou dificuldades de locomoção nas calçadas da cidade”, aponta o texto de apresentação da pesquisa.
Logo depois de Teresina, as piores situações foram encontradas em São Luís (MA), com 82,11% dos moradores convivendo com calçadas intransitáveis, e Palmas (TO), onde 75,43% dos habitantes enfrentam o mesmo problema. Entre as capitais, as condições menos desfavoráveis foram verificadas em Porto Alegre (RS), com 35,07% dos moradores em calçadas bloqueadas e Vitória (ES), onde 38,25% dos habitantes não têm calçadas acessíveis nas proximidades de suas residências.
No estado do Piauí, 78,21% dos moradores de áreas urbanas residem em vias nas quais as calçadas têm obstáculos. Outros destaques negativos foram apontados em Sergipe (78,30%) e Rio Grande do Norte (75,92%). Os menores indicadores foram os de Roraima (40,78%), Amapá (45,95%) e Santa Catarina (51,82%).
*Texto originalmente publicado no Cidade Verde com o título "Teresina tem maior indicador de calçadas com obstáculos para pedestres entre as capitais brasileiras"
Leia também:
Quase 120 milhões moram em ruas sem acessibilidade, aponta IBGE
Calçadas de Teresina (PI): imagens da avaliação
Afinal, quantos quilômetros de ciclovias existem em Teresina?
Em Teresina, prefeitura ignora a mobilidade sustentável
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?