São Paulo planeja seu primeiro teleférico, na Brasilândia

Prefeitura inicia estudo de teleférico no bairro de ladeiras íngremes da zona norte da cidade, com 4,6 km de extensão, velocidade de 18 km/h e cabines para 10 pessoas

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 28 de março de 2025

Desenho preliminar do projeto de teleférico na Bra

Desenho preliminar do projeto de teleférico na Brasilândia

créditos: SP Urbanismo/ Divulgação

Três dias após anunciar o estudo para implantação, no centro da capital paulista, de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), a Prefeitura de São Paulo adianta agora os planos para mais um projeto de mobilidade urbana não convencional. Trata-se de um teleférico, a ser construído na periferia da cidade, mais especificamente na região da Brasilândia, na zona norte da cidade.  

 

Ao Mobilize, a assessoria da SP Urbanismo (Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento) confirmou que "está desenvolvendo estudos para um projeto urbano que inclui a instalação de teleféricos na região da Brasilândia, na zona norte da cidade. Os estudos para o novo modal levam em conta a geografia do local e estão integrados a outras ações em curso para a região", informou o órgão.  

 

O projeto proposto fará a integração entre a futura estação Brasilândia do Metrô, na Avenida Cantídio Sampaio, e a região do CEU Paz, na parte alta do bairro. O sistema previsto tem 4,6 km de extensão, velocidade média de 18 km/h, e dispõe de cabines para até dez pessoas. O custo estimado do empreendimento é R$ 1 bilhão. 

 

Pelas estimativas iniciais, o transporte aéreo por cabos deverá atender a até 3.210 passageiros por hora e por sentido, e o intervalo entre cada veículo será de apenas 15 segundos. 

 

Brasilândia

Esse bairro próximo à Serra da Cantareira, na zona norte paulistana, tem relevo bastante acidentado, e a topografia foi determinante na escolha do local, segundo a Prefeitura. A Brasilândia é o quarto distrito da cidade com maior população em alta vulnerabilidade, abriga cerca de 243 mil moradores, e as pessoas em geral enfrentam a pé suas muitas ladeiras. Não há opções de transporte de massa, já que a linha 6-Laranja do metrô, prevista para 2026, deveria estar pronta já há 12 anos, e o serviço de ônibus é deficiente. 

 

Em aúdio gravado em coletiva de imprensa, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou que vê o projeto como um piloto, que poderá ser replicado em outros locais, caso dê certo. Os estudos devem levar mais dois meses, segundo o site UOL. A intenção é viabilizar o projeto por investimento direto da prefeitura ou parceria com a iniciativa privada, especialmente na operação. 

 

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