SP pode adotar triciclos elétricos em vez de mototáxis

Triciclos a pedal e elétricos poderiam ser uma alternativa para o transporte de pessoas em motocicletas

Notícias
 

Fonte: Metrópoles  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 24 de março de 2025

Tuk-tuk para turistas em Lisboa

Tuk-tuk para turistas em Lisboa

créditos: Reprodução Pissup

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), afirmou nesta segunda-feira (24) que os "tuk-tuk", triciclos motorizados, podem ser uma alternativa para o serviço de mototáxi por aplicativo na cidade. A declaração foi feita durante um evento do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), na zona sul da capital paulista. Nunes explicou que o relatório feito por um grupo de estudos em 2023, usado para embasar o decreto municipal que proibiu o mototáxi na capital, apontou essa modalidade de transporte como uma opção menos perigosa. "Seria um transporte não tão perigoso como a moto, portanto existe uma possibilidade baseada no documento”, completou Nunes.

Os "tuk-tuk", também chamados de riquixás, são usados em várias cidades do mundo, especialmente em países asiáticos, para o transporte de passageiros. Mas também provocam problemas urbanos, como a poluição, ruído excessivo e maior ocupação de espaços. No início de 2025, as autoridades de Lisboa decidiram  proibir a circulação desse tipo de veículo na área histórica da cidade, medida que entrará em vigor a partir de 1º de abril.

Uma versão mais afável e favorável ao ambiente urbano seria os triciclos movidos a pedal e auxiliados por pequenos motores elétricos. Essa alternativa foi sugerida no encontro pelo ex-prefeito e ex-governador João Dória, um dos organizadores do evento do Lide.

 

 
 
 

Comentários

 
 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário