A prefeitura de São Paulo inaugurou hoje (26) mais seis quilômetros de faixas azuis para motocicletas em um trecho da avenida do Estado, no centro da cidade, completando 221 km dessas faixas. A inauguração do novo trecho coincide com a divulgação de dados do sistema estadual Infosiga, os quais revelam um aumento no número de mortes de motociclistas na capital paulista em relação ao mesmo período de 2024. Foram 31 mortes em fevereiro, o maior número para o mês desde 2015.
Entrevistado no ato de inauguração, o prefeito Ricardo Nunes defendeu as faixas azuis como principal medida para frear o avanço de mortes de motociclistas no trânsito da capital. O prefeito associou o aumento de sinistros com motos ao crescimento do número de motocicletas em 2024. E afirmou que as mortes em vias que já têm corredores caíram 47,2% entre 2023 e 2024.
As faixas azuis começaram a ser implantadas na cidade em 2022, inspiradas em corredores exclusivos para motos adotados em outras capitais do mundo, como Kuala Lumpur, na Malásia. Lá, no entanto, as faixas são segregadas, separadas do tráfego de automóveis. Em São Paulo, as faixas azuis ocuparam o "corredor" entre carros, área que há alguns anos já estava sendo ocupada informalmente pelo tráfego de motos. Mas não há anteparos de separação.
O projeto foi implentado, inicialmente de forma experimental, após meses de estudos da CET/SP, e posteriormente autorizado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), como um recurso para reduzir os sinistros de trânsito envolvendo motos. Na prática, resultou em um estímulo ao uso desses veículos na cidade.
Em entrevista publicada ontem (25) pelo Mobilize, o advogado Cadu Ronca, ativista e diretor da Aromeiazero, tomou como referência a cidade de Nova York, onde as motocicletas são muito raras no trânsito urbano. Cadu explicou que nos Estados Unidos o tráfego de motos entre as faixas de carros é absolutamente proibido. Isso obriga os motociclistas a circularem atrás dos demais veículos, mesmo em meio a congestionamentos. Desta forma, lembrou, o uso de motos se torna pouco vantajoso. Seria assim, mas nos bairros mais distantes, fora da ilha de Manhattan, não é raro ver motocicletas "cortando caminho" entre os carros. No Brasil, desde 1997, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) permite a passagem de motos entre carros nas vias urbanas, mas somente quando o fluxo está lento ou parado. Em rodovias, essa prática é proibida.
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