Promessa que remonta aos tempos da inauguração do sistema em 1974, o ramal do metrô ligando o centro da capital paulista à cidade de Guarulhos - segundo município mais populoso do estado - finalmente dá mostras de que avança.
Nesta segunda-feira (24), a Companhia do Metropolitano de São Paulo anunciou a licitação para a contratação das obras de implantação da Linha 19-Celeste, que ligará o Bosque Maia, no centro de Guarulhos, ao Anhangabaú, no centro da capital paulista.
A contratação inclui a elaboração do projeto executivo e a realização das obras civis. São 17,6 km de extensão de trilhos, 15 estações e um pátio de manutenção. Divulgado no Diário Oficial do Estado, o cronograma compreende assinatura dos contratos e início do projeto executivos até o final deste ano, para permitir o começo das obras civis em 2026. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em até 75 meses (no começo de 2030, portanto).
Licitação
O certame contempla a execução de obras civis, projeto executivo, arquitetura, via permanente, além do fornecimento e implantação dos sistemas de alimentação elétrica e auxiliares - implantação de painéis elétricos, escadas rolantes, elevadores, ventilação e detecção de incêndio (18 poços de saída de emergência e ventilação), iluminação, sistemas de bombas etc. Além das 15 estações, serão também readequadas as estações São Bento (Linha 1-Azul) e Anhangabaú (Linha 3-Vermelha) para a sua conexão com a nova linha.
O investimento total para a implantação do projeto está estimado em R$ 19,5 bilhões, abrangendo obras civis, aquisição de trens, sistemas de controle e desapropriações necessárias.
Segundo o Metrô, o edital completo estará disponível nos sites www.compras.gov.br, www.imprensaoficial.com.br e www.metro.sp.gov.br a partir de amanhã, terça-feira (25). Já a sessão pública de processamento da licitação ocorrerá no site www.compras.gov.br, no dia 6 de junho de 2025, às 10h. Um estudo preliminar da linha, realizado em 2022 está publicado no site do Metrô.
Linha 19-Celeste
Com 17,6 km de extensão, a Linha 19-Celeste contará com 31 trens para o transporte de 630 mil passageiros por dia, permitindo reduzir seu tempo de deslocamento em até uma hora. A linha fará integração com outra três linhas do metrô (1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha), além da possibilidade de conexões no futuro com os trens metropolitanos.
Estações da Linha-19 Celeste
Em Guarulhos: Bosque Maia, Guarulhos-Centro, Vila Augusta, Dutra e Itapegica. Em São Paulo: Jardim Julieta, Vila Sabrina, Cerejeiras, Santo Eduardo, Vila Maria, Catumbi, Silva Teles, Cerealista, São Bento e Anhangabaú.

Leia também:
Obras de trilhos urbanos e o vaivém da política no Brasil
Governo paulista lança edital para concessão de trens urbanos
Aeromóvel de Guarulhos atrasa e deve operar só em 2025
Trem da Linha 17 Ouro do Metrô-SP entra em fase de testes
Metrô de SP inicia projeto da Linha 20 Rosa
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
