Trump quer cortar verbas para projetos de ciclovias nos EUA

Novo governo estadunidense pretende rever políticas de infraestrutura "verde", o que ameaça projetos de ciclovias e outras iniciativa de mobilidade sustentável

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Fonte: JCne  |  Autor: Roberta Soares / JCne  |  Postado em: 20 de março de 2025


Depois de suspender o envio de US$ 4 bilhões para financiar o fundo sobre mudanças climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU), o governo do presidente Donald Trump decidiu cortar investimentos e subsídios públicos para a infraestrutura verde dos Estados Unidos, prejudicando principalmente a implantação de ciclovias e ciclofaixas.

 

Segundo informações do StreetsBlog USA, o secretário do Departamento de Transportes dos EUA (DOT), Sean Duffy, teria determinado a autoridades que interrompessem o repasse de subsídios autorizados ainda na gestão do ex-presidente Joe Biden para construção de ciclovias e outras infraestruturas verdes.

 

Os projetos terão que ser analisados individualmente para que seja decidido, sob a ótica da nova política de governo do presidente Trump, se serão suspensos ou não. O memorando encaminhado cita cinco ordens executivas emitidas pelo governo Trump que visam as metas de diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade do governo Biden, bem como os esforços do presidente anterior para reduzir a pegada de carbono do sistema de transporte do País, que Trump e Duffy caracterizaram como o chamado "New Deal Verde".

 

Após a revisão, os projetos que envolverem uma análise de equidade, infraestrutura verde, infraestrutura para bicicletas e infraestrutura de veículos elétricos e/ou carregamento, poderão ter os subsídios e investimentos suspensos.


Essa revisão também sinalizaria projetos cujo propósito é melhorar a condição para comunidades de justiça ambiental ou reduzir ativamente as emissões de gases de efeito estufa.

 

A Liga dos Ciclistas Americanos reagiu fortemente à possibilidade de interrupção dos projetos de segurança para a ciclomobilidade, alegando que a decisão só prejudicaria as comunidades. E apresentou os valores previstos em alguns Estados americanos. "Essas bolsas não são ideológicas. São baseadas nas prioridades locais para ruas mais seguras. No estado de Arkansas, por exemplo, essa decisão retiraria quase US$ 176 milhões em investimentos econômicos em segurança viária.

 

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