A terceira composição do futuro monotrilho da Linha 17 Ouro do Metrô de São Paulo entrou na fase de testes na fábrica da BYD, na China. A informação foi divulgada hoje (13) pela área de comunicação do governo paulista.
Conforme a nota, as verificações incluem vários ensaios para garantir que todos os seus sistemas operem conforme os padrões exigidos pelo Metrô antes de seu transporte para o Brasil. O embarque está previsto para o início de abril e a chegada ao porto de Santos no início de junho.
A rotina inclui a avaliação de quinze sistemas essenciais do veículo, como tração, freios, portas, iluminação e ar-condicionado. Durante esse processo, os técnicos fazem a identificação e correção de possíveis falhas para assegurar o funcionamento adequado da composição. Esse procedimento é fundamental para validar o desempenho do trem.
Composição em montagem na fábrica da BYD, na China Foto: BYD / Agência SP
Sem condutor
Tal como o monotrilho da Linha 15 Prata, os trens da Linha 17 Ouro possuem um sistema de controle automático que permite operação sem condutor. Cada composição tem cinco carros, totalizando 60,8 metros de comprimento, e capacidade para cerca de 600 passageiros. As composições são equipadas com baterias de tração, que permitem a movimentação do trem mesmo em casos de queda de energia.
De acordo com a nota do governo paulista, a segunda composição da Linha 17 já chegou a Santos e tem previsão de ser transportada para o Pátio Água Espraiada na próxima semana, dando sequência ao cronograma de montagem e testes da frota. A quarta composição também está em fase final de fabricação na China.
Desde 2013
Concebida para atender à Copa do Mundo de 2014, a Linha 17 Ouro vai ligar a Estação Morumbi, da Linha 9 Esmeralda à Estação Aeroporto de Congonhas, passando pela Linha 5 Lilás. A opção original do Metrô pelo sistema de monotrilho justificava-se pelo menor custo e maior rapidez na execução das obras. Projetada para operar em 2013, o início das operações foi adiado para 2014, depois para 2016, final de 2017, 2018, final de 2019, dezembro de 2020, 2022, 2024, 2025, e agora, junho de 2026.
Leia também:
Monotrilho da Linha 17 Ouro do Metrô SP chegou ao porto de Santos
Com novas estações, monotrilho de SP já está saturado
Por que o monotrilho da Linha 15-Prata balança tanto?
Schwebebahn de Wuppertaler, primeiro monotrilho do mundo
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?