Neste sábado, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, as ruas da cidade de Campo Grande (MS) serão ocupadas por mulheres em bicicletas, no evento internacional “Cicletada de las niñas”.
A ação busca conscientizar sobre a importância do respeito no trânsito, especialmente com veículos menores, e pede o fim da violência viária. A capital de Mato Grosso do Sul é uma das poucas cidades brasileiras a participar da iniciativa, que ocorre em toda a América Latina.
Heblisa Pinheiro de Mello, uma das organizadoras da ação, explicou ao jornal Campo Grande News que o evento foi criado em 2018, no Chile, com o objetivo de incentivar a liberdade, autonomia e o ciclismo sem machismo nas cidades. “Desde 2022 as meninas estão organizando a cicletada em Campo Grande. Este ano fizemos a parceria com a Marcha Mundial das Mulheres, um movimento feminista antigo na cidade, e o coletivo Sempre Vivas. Nos outros anos aconteceu por iniciativa da Massa Critica e Bicicletada CG”, explicou Heblisa.
Outro objetivo é conscientizar os condutores de carros e motocicletas sobre a necessidade de respeitar veículos menores. “Na visão de futuro que queremos, as cidades precisam ser acolhedoras e inclusivas para as crianças. Já existem estudos e recursos urbanísticos que mostram como é possível reformular a lógica das cidades, reduzindo a velocidade dos carros para favorecer a mobilidade ativa”, completou a ativista.
Mâes e crianças
“Queremos disseminar e replicar vários conceitos. Na cicletada, priorizamos as crianças e o ritmo delas. Ou seja, nós, adultas, não vamos pedalar rápido. Todo o percurso será no ritmo da criança que estiver mais devagar”, explicou Heblisa. Para as mães, as organizadoras sugerem levar canga, água e lanches para compartilhar, além de um kit de reparo para bicicleta. Também recomendam o uso de filtro solar, óculos de sol e boné para proteção.
Serviço:
Cicletada de las niñas
Sábado, 8 de março
Horário: concentração às 15 horas
Local: Esplanada Ferroviária, avenida Calógeras, 3015, Campo Grande (MS)
No primeiro momento da ação, haverá um alongamento conduzido por uma professora de yoga. A saída está marcada para as 16h, com destino à Praça do Rádio. Ao final da cicletada, será realizada uma roda de conversa.
Leia também:
Ciclovias em SP terão de aguardar nova licitação
Conheça o perfil d@ ciclista brasileir@
Ciclovia Tim Maia foi reaberta nesta quinta-feira (27) no Rio
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
