Em busca de uma frota de ônibus inteiramente sustentável, a Île-de-France Mobilités, empresa que administra os transportes na região de Paris, completou a conversão elétrica do Centro de Operações de Ônibus de Point du Jour, permitindo a transição gradual de 19 linhas de ônibus para energia elétrica. A informação foi divulgada na sexta-feira (14), quando também entrou em operação o milésimo ônibus elétrico na rede operada pela Régie Autonome des Transports Parisiens (RATP).
A administração de Paris vem fazendo um investimento total de 5,7 bilhões de euros (cerca de 34 bilhões) desde 2016 para garantir a transição energética de sua rede de ônibus em toda a região metropolitana, onde vivem mais de 12 milhões de pessoas. Desse total, cerca de 1,5 bilhão de euros (R$ 9 bilhões) foram alocados para a construção e conversão de centros de operações de ônibus e outros 1,5 bilhão de euros para a compra dos primeiros 3.800 veículos elétricos ou movidos a biometano.
Outros 2,7 bilhões de euros (R$ 16,2 bilhões) serão utilizados para a renovação ou conversão de mais 7.000 veículos que compõem a frota parisiense. Simultaneamente à inauguração da estação de recarga, a Île-de-France Mobilités colocou nas ruas o 1.000º ônibus elétrico de sua frota, completando mais de 4.000 veículos de energia limpa (elétricos ou a biometano) em operação.
Centro de Operações de Ônibus de Point du Jour: recarga de elétricos Foto: RATP
Conforme a informação divulgada, o objetivo da Île-de-France Mobilités é atingir uma frota de ônibus 100% limpa em áreas urbanas densas até o final de 2025 e em toda a região até 2029. A conversão do Centro de Operações de Ônibus de Point du Jour exigiu um investimento de 28,6 milhões de euros (R$ 170 milhões) pela Île-de-France Mobilités, com apoio adicional da Comissão Europeia. E, segundo a companhia, é um marco importante no programa de transformação dos 25 centros de operações de ônibus da região, oito dos quais já foram convertidos.
A atualização envolveu uma série de novas instalações, incluindo as conexões de alta tensão instaladas pela concessionária de eletricidade, os sistemas de distribuição elétrica para alimentar 90 estações de carregamento, e medidas aprimoradas de segurança contra incêndio. No âmbito do programa Bus2025 da Île-de-France Mobilités, todos os centros de ônibus operados pela RATP deverão completar a mudança para energia elétrica ou biometano até o final deste ano, com 13 elétricos e 12 com biometano.
Veja um vídeo explicativo:
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