Nesta quinta-feira (13), o governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) anunciou que, a partir de 1º de março, o acesso ao transporte público aos domingos e feriados será totalmente gratuito. A medida tem como objetivo beneficiar a população e também fortalecer o comércio, a economia e o turismo da capital federal.
Na sua rede social, Ibaneis afirmou: "A partir de 1º de março, ônibus e metrô serão gratuitos aos domingos e feriados. Essa medida vai beneficiar quem mais precisa, impulsionar o comércio, o turismo e garantir mais acesso ao lazer".
Segundo o governador esta gratuidade aos domingos será uma fase de teste para estudar a viabilidade da tarifa zero em outros dias da semana. "Vamos trabalhar para que, no futuro, o transporte público do Distrito Federal seja integralmente gratuito para toda a população", escreveu o chefe do Executivo.
Ainda de acordo com o gestor, a viabilidade da medida se dá graças ao que chamou de "organização da economia" do DF, que possibilitou disponibilizar recursos para a gratuidade do serviço.
Como vai funcionar
Em nota, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) anunciou que as regras para o acesso gratuito ao transporte serão divulgadas na próxima semana.
A Semob garantiu que as frotas de ônibus estão preparadas para o aumento da demanda e que as linhas poderão ter os horários otimizados para atender à população. Já no metrô, duas linhas ligam as regiões administrativas do Plano Piloto, e a rede conta com 27 estações e 42,38 km de extensão.
Leia também:
Uma cidade sem catracas
Tarifa zero dinamizou a economia de São Caetano do Sul
Domingo de Tarifa Zero em SP: 81,3 milhões de usuários em 6 meses
Prefeitura e empresa prometem manter tarifa zero em Caucaia (CE)
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
