"Se pararem de pedalar, o som acaba", avisa o engenheiro eletricista José Carlos Armelin, do Pedal Sustentável, idealizador do sistema de som do Bloco do Pedal. Afinal, a eletricidade usada para amplificar o som é gerada por foliões e folionas que se revezam pedalando as bicicletas estacionárias conectadas a geradores de energia. "E não usamos qualquer tipo de baterias para alimentar o equipamento de som, explica Armelin, um dos co-fundadores do bloco, que se prepara para sair às ruas. Não exatamente para as ruas, mas para uma praça, a Rosa Alves da Silva, na Aclimação, perto do metrô Ana Rosa, na zona sul de São Paulo.
A folia vai acontecer no sábado de pré-Carnaval, dia 22 de fevereiro, a partir das 15 horas, com participação aberta e gratuita. “O Bloco do Pedal é uma festa inclusiva, perfeita para famílias com idosos, crianças, pessoas com necessidades especiais. Todos recebem atenção especial”, ressalta a cantora Filó Silva, também co-fundadora do bloco.
As atividades têm intérpretes em Libras e há duas bicicletas adaptadas: uma para os pequenos pedalarem e gerar energia ao lado de um responsável e outra que é acionada com as mãos, voltada para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida também poderem contribuir.
Outra comodidade do Bloco do Pedal é que ele não se desloca pelas ruas, mas aproveita muito bem a grande área central da praça, que pode acomodar com folga centenas de pessoas dançando e pulando. Ela possui muita sombra, banheiros, bebedouros, área gramada, bancos para sentar e local para prender a bicicleta de quem chegar pedalando. Durante a festa haverá vendedores de bebidas cadastrados pela Prefeitura.
"Chuveirinho da Greta" Foto: Divulgação
Em tempos de calor intenso, uma atração exclusiva do Bloco do Pedal faz a diferença: o "Chuveirinho da Greta" é um pulverizador de água que refresca o ambiente semelhante aos encontrados em parques, ilustrado com a foto da conhecida ativista sueca. O equipamento é instalado em uma roda de bicicleta a dois metros de altura, e o motor do equipamento é acionado pela eletricidade gerada pela roda de outra bicicleta, também pedalada por foliões.
Tim Maia e outros sons
Nesta oitava participação do bloco no Carnaval Paulistano, o homenageado será o cantor Tim Maia, que terá os grandes sucessos interpretados em versões carnavalescas. Nos intervalos haverá a presença da contagiante bateria da Escola de Samba Primeira da Aclimação, formada por quarenta músicos, além das interpretações marcantes de Filó Silva e da Black Music de Sergio França & Banda Preta. Quem pilota as picapes do Bloco do Pedal é André Sá, DJ conhecido na noite paulistana. Mas, desta vez ele terá que suar e também pedalar para gerar energia do seu equipamento. Vamos lá conferir e pedalar.
Serviço: Bloco do Pedal
Quando: sábado, 22/2, das 15 às 18 horas
Onde: praça Rosa Alves da Silva, rua Machado de Assis, esquina com Guimarães Passos.
Como chegar: Estação Ana Rosa do Metrô e ciclovia da rua Vergueiro.
Outros blocos de ciclistas no Brasil
Curitiba (PR)
23/2
Bicibloco Carnaval Sem freio
www.instagram.com/bicibloco/
Blumenau (SC)
27/2
Bicifolia Bloco das Bicicletas
www.instagram.com/p/DF8xGl_ugnO/
Belo Horizonte (MG)
27/2
Bloco da Bicicletinha
www.instagram.com/blocodabicicletinha
Recife (PE)
Buzina Mas Não Freia (sem data definida)
Ciclofrevo (Sem data definida)
Leia também:
Teleférico da Providência passa a operar com capacidade total
Trilhos urbanos emperram no vaivém da política
Projeto de teleférico no subúrbio de Salvador
Teleférico urbano liga Guayaquil a Durán, no Equador
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?