Metrô, trem e ônibus de SP caem na avaliação dos usuários, diz pesquisa

41% afirmaram que o transporte é ruim, contra apenas 18% que afirmaram que é bom, segundo pesquisa da ANTP

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Fonte: Folha de S. Paulo  |  Autor: Rodrigo Mesquita  |  Postado em: 01 de fevereiro de 2012

Pesquisa ANTP

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créditos: Editoria de Arte/Folhapress

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira pela ANTP (Associação Nacional dos Transportes Públicos) revelou que a avaliação do transporte coletivo em São Paulo piorou na visão de seus usuários: 41% afirmaram que o transporte é ruim, contra apenas 18% que afirmaram que é bom. Segundo a pesquisa, seis dos nove meios de transporte avaliados tiveram queda nos conceitos "excelente/bom" de 2010 para 2011, incluindo metrô, trens e ônibus municipais.

 

Apenas ônibus de corredores da capital paulista, o expresso Tiradentes e os ônibus do corredor São Mateus-Jabaquara melhoraram sua avaliação, sendo que esse último apresentou o maior crescimento: nove pontos percentuais, pulando de 70% para 79% dos usuários que o consideravam "excelente/bom". A melhor avaliação é do expresso Tiradentes, com 81% dos usuários aprovando o serviço.

 

TRANSPORTE


Na avaliação, 48% dos entrevistados consideraram que o metrô melhorou nos últimos anos, enquanto 27% afirmaram o mesmo sobre o trem, e 16%, sobre o ônibus municipal. No entanto, a pesquisa apontou uma queda nos três itens em relação a 2010/11, quando os resultados foram, respectivamente, 68%, 39% e 29%.

 

Para a ANTP, a queda nos númeos é sinal de que o usuário está perdendo a sensação das melhorias no transporte coletivo.

 

Em relação à tarifa, apenas uma das nove categorias não teve aumento na proporção de entrevistados que acham o valor da passagem muito caro em relação ao que ganha: os microônibus, com 80% dos entrevistados que acham a tarifa muito alta. Os maiores crescimentos nessa categoria foram o trem urbano (de 62% para 68%) e o corredor de ônibus (de 68% para 76%).

 

Quando o assunto é a avaliação da tarifa em relação à qualidade do serviço, apenas o expresso Tiradentes (de 57% para 60%) e o ônibus metropolitano (de 41% para 43%) melhoraram na avaliação "ótimo/bom".

 

USUÁRIO


A pesquisa da ANTP também mostrou o perfil do usuário de transporte público em São Paulo. Segundo a associação, os usuários são de todas as classes sociais e incluem trabalhadores, estudantes e executivos, além de moradores de outros municípios e turistas.

 

Entre os entrevistados, 51% são mulheres, 82% pertencem às classes B e C e 58% não completaram o ensino Médio. A média de idade do usuário, de acordo com a pesquisa, é de 41 anos, com 39% dos usuários entre 26 e 45 anos.

 

De acordo com a pesquisa, a renda pessoal média do usuário é de R$ 1.110 e 68% acessam a internet, sendo 93% em casa. 60% dos entrevistados disseram que se informam sobre o transporte coletivo pela televisão; 25% afirmaram que usam a internet para se informarem sobre o assunto.

 

PROBLEMAS


Em relação à viagem, os entrevistados apontaram as limitações do transporte público como a maior fonte de incômodos: 69% dos usuários avaliam que problemas como superlotação (57%) e demora, tempo de espera ou atraso dos meios de transporte (23%) atrapalham o serviço. Apenas 6% dos entrevistados disseram não se incomodar com nada durante a viagem.

 

Ainda em relação aos problemas, a maior parte dos entrevistados tem a percepção de que o usuário de transporte coletivo se comporta mal: 43% consideraram as pessoas mal-educadas, e 40% disseram que os passageiros são estressados ou nervosos. Entre os sentimentos positivos, 17% consideram os usuários bem-educados, e 13%, tranquilos.

 

Segundo os entrevistados, os funcionários dos serviços de transporte tem participação em situações de violência, com 31% citando discussões entre usuários e funcionários e 20% relatando agressões de funcionários contra idosos. A situação mais frequente, de acordo com a pesquisa, é a ocorrência de discussão entre usuários.

 

Para os entrevistados, as situações de violência são causadas pela falta de educação dos usuários e pela superlotação.

 

A pesquisa foi realizada entre outubro e novembro de 2011, em duas etapas: a primeira envolveu seis grupos de discussão com usuários de todos os meios de transporte; a segunda ouviu 3.423 pessoas em pesquisas domiciliares e em estações de trens e ônibus da Grande São Paulo. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

 

OUTRO LADO


Em nota, a SPTrans informou que trabalha para melhorar o sistema de transporte coletivo de São Paulo, citando como exemplos a criação de corredores de ônibus, a renovação da frota e a ampliação da proporção de ônibus acessíveis a pessoas com deficiência.

 

Ainda segundo o órgão, a reorganização do sistema de ônibus pode ter contribuído para a avaliação dos ônibus na pesquisa da ANTP. "Essa reorganização, que distribui de forma mais racional as linhas de ônibus, proporcionando menos sobreposição de linhas e consequentemente mais velocidade aos coletivos, gerou em um primeiro momento reações negativas de parte dos usuários."

 

A CPTM e o Metrô não se pronunciaram até a tarde desta quarta-feira (1).

 

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