Como se move a Região Metropolitana de São Paulo

Depois de dois anos de trabalho, está publicada a Pesquisa Origem-Destino 2023 da RMSP. A novidade é que o número de viagens diárias caiu em mais de 15%

Notícias
 

Fonte: Companhia do Metropolitano de SP  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 11 de fevereiro de 2025

Avenida Paulista em imagem do relatório da Pesquis

Avenida Paulista em imagem do relatório da Pesquisa OD 2023

créditos: Reprodução Pesquisa OD 2023

Pela primeira vez desde 1967 a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) teve uma redução de 15,1% no número total de viagens diárias. É o que revelou a Pesquisa Origem-Destino, publicada hoje (11) pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô). Eram 42 milhões de deslocamentos em 2017, reduzidos para 35,6 milhões em 2023.


Cerca de 70,5% dessas viagens diárias foram realizadas por modos motorizados (coletivo e individual), enquanto os restantes 29,5%, por modos ativos, a pé e por bicicleta. As viagens a pé diminuíram 24,7%, enquanto os deslocamentos de bicicleta aumentaram 25% - embora elas ainda representem apenas 1,3% do total de viagens na RMSP.


O texto do relatório explica que, na comparação com 2017, a pesquisa constatou o sumiço de 6,346 milhões de viagens diárias. "Onde ocorreu a perda de cerca de 3 milhões de viagens no transporte coletivo? Basicamente no transporte por ônibus, que reduziu 2,6 milhões de viagens. E no transporte individual? O automóvel perdeu cerca de 886 mil viagens, apesar do aumento da frota de 22% entre 2017 e 2023, hoje de 5,375 milhões de automóveis particulares", informa o documento, que também apontou o crescimento do transporte por táxi convencional e por aplicativo (137%) e por motocicleta (16%).

 

 

Pesquisa OD

Realizada inicialmente há 58 anos, para o planejamento inicial da rede metropolitana, a Pesquisa Origem-Destino (OD) inclui deslocamentos a pé, por bicicleta, motos, carros, ônibus, trens urbanos e metrô. É a maior pesquisa sobre mobilidade urbana da América Latina e foi realizada entre agosto de 2023 e maio de 2024, com 74 mil domicílios visitados, 32 mil domicílios válidos e aceitos, e 79 mil pessoas pesquisadas nas ruas e terminais de transportes.


O relatório oferece um panorama muito completo sobre os hábitos diários de circulação dos paulistanos, por faixas econômicas e regiões, incluindo dados detalhados sobre o uso de cada um dos modos de transporte.


Acesse o arquivo completo no site do Metrô:

 
 
Leia também:
 
 Apoie o Mobilize Brasil!

 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário