O Metrô de São Paulo recebeu autorização para iniciar o projeto da Linha 20-Rosa, que terá 33 km de extensão e 24 estações, ligando Santo André e São Bernardo do Campo à zona oeste da capital. A linha passará por bairros como Lapa, Pinheiros, Vila Olímpia e Moema e atenderá a cerca de 1,3 milhão de passageiros por dia. O projeto será desenvolvido pelo consórcio MNEPI, formado pelas empresas de engenharia Maubertec, Nova Engevix, Pólux e Intertechne, em um contrato de R$ 137,8 milhões.
Conforme a nota divulgada nesta segunda-feira (10) pelo governo paulista, o consórcio terá 20 meses para concluir os estudos técnicos necessários para a definição do cronograma, logística de obras e modelo econômico. Quando realizada, a obra quebrará o tabu de levar o sistema metroviário paulistano até a região do ABC, integrando-se à Linha 10 Turquesa de trens urbanos.
Linha 6 - Laranja
No mesmo dia, a área de comunicação do governo anunciou o final da etapa de escavação do túnel da Linha 6 Laranja, no trecho entre o Pátio Brasilândia, na região Noroeste da cidade, e a futura São Joaquim, no Centro de São Paulo. Conforme a nota divulgada, a chegada da tuneladora ao canteiro de obras aconteceu no domingo (9). Finalizada essa etapa, a concessionária Acciona planeja iniciar a instalação de trilhos, sistemas e a aquisição de trens, de forma a colocar parte da linha, entre Brasilândia e Perdizes em operação assistida "até o final de 2026". A Linha 6 Laranja tem custo estimado de R$ 19 bilhões e era planejada para iniciar viagens em 2015.
No detalhe, a chegada da máquina de escavação à futura estação São Joaquim Fotos: Agência SP
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