Mais de 70% dos ciclistas brasileiros usam a bicicleta cinco ou mais vezes na semana como meio de transporte urbano e gastam até 30 minutos em seus percursos mais frequentes. A constatação foi revelada na nova edição da Pesquisa Nacional sobre o Perfil d@ Ciclista, cujos resultados começaram a ser divulgados nesta semana pela organização Transporte Ativo.
Ao todo, mais de 11 mil ciclistas foram entrevistados nas 18 cidades de diferentes tamanhos, distribuídas em quatro regiões do país: Araucária (PR), Belém (PA), Campos dos Goytacazes (RJ), Cruzeiro do Sul (AC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Juazeiro (BA), Manaus (AM), Natal (RN), Niterói (RJ), Paranaguá (PR), Petrolina (PE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP), Seropédica (RJ) e Volta Redonda (RJ).
Entre os respondentes da pesquisa 41,4% preferem a bicicleta pela rapidez e praticidade, enquanto 26,1% optam pela saúde e outros 21,5% pelo custo. Apenas 3,8% escolheram, no entanto, a consciência ambiental, o que sugere a necessidade de uma comunicação mais assertiva sobre o potencial da bicicleta no enfrentamento da emergência climática. Já em relação aos estímulos para pedalar mais, a infraestrutura adequada foi a opção mais escolhida (54,8%), seguida por segurança no trânsito (26,6%).
Nas capitais, algumas particularidades se destacam:
- Em Belém (PA), 95,3% das pessoas pedalam cinco ou mais vezes por semana, e apenas 32% utilizam a bicicleta como meio de transporte há menos de cinco anos.
- Em São Paulo (SP), o público que pedala como meio de transporte há menos de cinco anos é muito maior: 86,9%.
- Em Fortaleza (CE), pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte para ir e voltar do trabalho são predominantes: 95,5%. São maioria também aqueles que citam a praticidade como principal estímulo para pedalar (60,6%).
- Em João Pessoa (PB), o principal estímulo para pedalar mais são mais infraestruturas para Bicicletas 74,8%, seguida por Recife (PE), com 64%, e Natal (RN), com 63,6%.
- No Rio, 78,3% dos entrevistados levam até 30 minutos em seu percurso mais frequente, o que equivale a aproximadamente 7km.
- Salvador (BA) é a cidade que mais se preocupa com a Segurança Pública com 22,2% dos entrevistados, contra 2,3% em Petrolina (PE).
A publicação ganha especial relevância em função do momento atual, com conflitos e eventos climáticos extremos em um mundo no qual poucos países se mostram interessados em uma transição econômica de baixo carbono, ao passo que a indústria dos veículos motorizados e dos combustíveis fósseis permanece intocada nas negociações climáticas. Para além da gravíssima crise humanitária, social e ambiental recentes, anuncia-se uma extensiva crise.
Considerando que 2024 foi o ano mais quente da história da medição humana, atingindo uma temperatura 1,5°C mais alta, em média, do que aquela registrada na pré-revolução industrial, as bicicletas merecem ainda mais atenção devido às suas características singulares: são transportes limpos, sem qualquer emissão de poluentes, fundamentais para a saúde individual e coletiva, e que se adaptam muito bem a diferentes situações.
A Pesquisa Nacional sobre o Perfil d@ Ciclista é uma iniciativa da Transporte Ativo e Observatório das Metrópoles, com apoio do Itaú Unibanco. A pesquisa ficou em primeiro lugar no Prêmio Bicicleta Brasil 2024, do Ministério das Cidades, na categoria “Fomento à Cultura da Bicicleta”. Para sua realização mais de 250 entrevistadores saíram a campo entre os meses de agosto e novembro de 2024 para coletar as respostas. No total, foram doze meses de preparação, busca, organização, encontros, revisões de documentos e finalização para a publicação da pesquisa.
Para saber mais, acesse a Pesquisa Nacional sobre o Perfil d@ Ciclista
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