Um breve texto de Armando Antenore na revista Piauí apresenta aos brasileiros alguns cartazes educativos produzidos pela artista Yumiko Yokoyama para os trens de metrôs japoneses. O material - belíssimo - foi reproduzido em algumas páginas na edição 220 da Piauí.
Eles são chamados de manã posutã (pôsteres de boas maneiras) e estão presentes nas estações e dentro das composições para sugerir hábitos gentis entre os passageiros. Coisas como não olhar o celular enquanto caminha, liberar as portas dos trens, ceder o lugar para quem precisa ou evitar o transporte de grandes volumes nos trens.
Embora esse tipo de cartaz seja comum nos transportes públicos de várias cidades, as imagens apresentadas por Yokoyama surpreendem porque se apropriam de elementos da arte tradicional japonesa dos séculos 18 e 19, entre os períodos Edo e Meiji. Os cartazes - explica ela em sua página do instagram - foram originalmente concebidos para as estações e trens de Tóquio, mas depois acabaram sendo reproduzidos em trens de outros metrôs e ferrovias urbanas. E mais tarde, ante o sucesso alcançado, as obras de design foram expostas no Victoria and Albert Museum, em Londres