Tarifa zero, bicicletas e trilhos urbanos

Gratuidade no transporte, ciclovias e bicicletas, metrôs, trens e VLTs foram os temas com mais debatidos pelos "mobilizers"

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 20 de dezembro de 2024

VLT de Santos (SP)

VLT de Santos (SP) em foto de Helio Garcia*

créditos: Concurso Olhar Metropolitano / EMTU

Tarifa zero, ciclismo urbano e transporte sobre trilhos foram os assuntos preferidos pelos leitores do Mobilize Brasil em 2024.

O interesse pela gratuidade no transporte público já era perceptível em outras matérias que publicamos, anos atrás, com informações sobre  as formas de obter o passe livre para idosos e pessoas com deficiência. Mas, depois da pandemia, a crise nos transportes públicos fez com que mais de cem cidades incorporassem o transporte urbano como um serviço público e gratuito.


A notícia mais recente veio da pequena Guararema (SP), que passará a operar o serviço "Sem Pagar" em janeiro próximo. Mas esse movimento, como se sabe, é mundial e envolve outras centenas de cidades e países pelo mundo, em especial na Europa e América do Norte.

Ônibus de Guararema, já com a marca do "Sem Pagar" Foto: Pref. de Guararema

 

Mais ampla ainda tem sido a expansão do uso de bicicletas em todas as partes do planeta, hoje às voltas com o desafio de reduzir as emissões de carbono na atmosfera. Numa escala mais urbana, a questão central continua a ser o excesso de carros nas ruas, com seus engarrafamentos, ruído excessivo e a ocupação sem freios de todos os espaços, incluindo as calçadas.

Não por acaso, todas as nossas publicações sobre bikes, ciclovias, bicicletários e afins são consumidas e compartilhadas avidamente no Brasil e em outros países.

Banner dos eventos ciclísticos em Brasília.
Em 2025, os encontros serão em Niterói (RJ e Montreal, no Canadá

A propósito, em setembro passado, Brasília recebeu simultaneamente o Fórum Mundial da Bicicleta e o Bicicultura, dois eventos realizados anualmente para a difusão do ciclismo urbano. Foi uma incrível maratona de palestras, debates, atividades culturais e passeios pela capital brasileira. Em 2025, o Fórum Mundial vai ocupar a cidade de Montreal, no Canadá, enquanto o Bicicultura será realizado em Niterói (RJ), cidade que tem um programa exemplar de estímulo ao pedalar.


Em 2024 notamos também um interesse crescente pelo transporte urbano sobre trilhos: metrôs e trens urbanos, além de VLTs em faixas ferroviárias que cortam as cidades. Um sinal positivo veio da Bahia, que adquiriu as composições (sem uso) do legendário VLT de Cuiabá para atender aos passageiros do antigo "trem do subúrbio". E há projetos em Arapiraca (PE), Campina Grande (PB) e Bauru (SP), além de promessas em Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo.


 
VLTs de Cuiabá (MT) vão para Salvador, na Bahia


A propósito, na capital paulista o metrô completou 50 anos de operação, com projetos de novas linhas e trechos, que agora atenderão também a municípios da Região Metropolitana, como Taboão da Serra e Guarulhos. Nesta última, há grande expectativa para a operação do aeromóvel que fará a conexão entre os vários terminais do aeroporto internacional e o sistema de trens e metrô da RMSP. Em breve, provavelmente em fevereiro de 2025, já será possível chegar aos terminais aéreos usando apenas o transporte sobre trilhos.

Veículos do Aeromóvel de Guarulhos na garagem: operação em 2025


Apesar dessas boas notícias, 2024 foi um ano particularmente duro para quem defende a mobilidade urbana sustentável no Brasil. Pessoas que caminham pelas calçadas, usam o transporte público, circulam em cadeiras de rodas ou teimam em pedalar pelas ruas e estradas do país enfrentaram uma série de reveses e retrocessos nas políticas públicas, em total desacordo com as orientações da Política Nacional de Mobilidade Urbana.

Nas ruas, o trânsito parece ter ficado mais feroz e ameaçador, mesmo para quem está protegido pela carapaça metálica de um carro. Assistimos ao longo do ano a uma sucessão de sinistros provocados por condutores alheios a qualquer norma civilizatória, em especial pelo excesso de velocidade, uso de álcool e drogas, e de veículos cada vez mais potentes e pesados. E, infelizmente, parece haver uma certa anuência das autoridades em relação a quem dirige em alta velocidade, fura sinais vermelhos, avança sobre faixas de pedestres, fere e mata. É uma complacência cínica, inexplicável, que nos entristece.

Mas, não desistimos. Até o final do ano estaremos examinando um total de 722 ruas brasileiras, cada uma delas nomeada com a data de cada dia. O levantamento da seção Uma Rua Cada Dia começou em 1º de janeiro e seguirá até o dia 31 de dezembro. Em fevereiro de 2025 vamos rever as imagens, classificar as calçadas, rampas de acessibilidade e faixas de pedestres, e gerar um relatório nacional sobre esses itens tão esquecidos e maltratados, embora fundamentais para a vida urbana. Na sequência, vamos novamente cutucar as autoridades.


Uma Rua Cada Dia: em 31 de dezembro teremos 722 ruas analisadas



Agora, vamos descansar por algumas semanas. Agradecemos o apoio de nossos leitores, parceiros e patrocinadores e deixamos um abraço, com votos de que 2025 seja um ano mais calmo, feliz e favorável a quem vive e circula nas cidades.


*Em tempo:
destacamos nesta página a bela foto de Helio Garcia, que mostra o VLT de Santos (SP) em um momento meio mágico, de final do dia, com uma luz e cores que remetem a este período natalino. A foto foi um dos destaque do Concurso Olhar Metropolitano, promovido pela EMTU.


Boas festas a todos!

Equipe Mobilize Brasil


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