Curitiba inaugura sua maior estação-tubo

Com 60 metros de comprimento, a nova estação de transporte coletivo da Linha Verde, na capital paranaense, foi entregue pela prefeitura nesta quarta-feira (18)

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Fonte: Mobilize/ Prefeitura de Curitiba  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 19 de dezembro de 2024

Estação-tubo Atuba: o dobro do tamanho das demais

Estação-tubo Atuba: o dobro do tamanho das demais

créditos: Renato Prospero/SMCS

Inaugurada nesta quarta-feira (18), a estação-tubo Atuba, na Linha Verde Norte, é a maior da capital paranaense. A plataforma tem 60 metros de comprimento – o dobro das demais– e espaço para 1.240 passageiros.

 

Além dessa parada, também foi entregue ontem a estação-tubo Polícia Rodoviária Federal, na Linha Verde Sul. A entrega das duas novas estações do transporte público integra um conjunto de obras na Linha Verde, o eixo que corta a cidade de norte a sul.

 

As obras para a implantação das plataformas destinadas ao embarque e desembarque de passageiros dos ônibus biarticulados e ligeirinhos foi coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

 

“As inaugurações dão continuidade às melhorias iniciadas em novembro, com a abertura das estações-tubo Solar (Bairro Alto) e Jardim Botânico, que já ampliaram a rede de transporte coletivo da cidade”, diz o secretário municipal de Obras Públicas (Smop), Rodrigo Araújo Rodrigues.

 

Localizada na Estrada da Ribeira, no limite com o município de Colombo, a nova estação Atuba facilitará a integração entre Curitiba e a cidade vizinha, além de melhorar a conexão com os bairros da região norte.

 

Já a estação-tubo Polícia Rodoviária Federal, na Linha Verde Sul, tem 30 metros de comprimento e capacidade para 753 passageiros.

 

Estações-tubo

As novas paradas dos ônibus são compostas por plataformas elevadas, construídas em concreto e revestidas com piso de lajotas de concreto vibro prensado, texturado e com aparência de granito, de alta resistência e durabilidade.

 

A estrutura metálica é cercada por armação metálica tubular e envidraçada, criando um espaço coberto e fechado para espera, embarque e desembarque. O acesso é controlado por catracas de entrada e saída, além de uma catraca especial adaptada para pessoas com deficiência física (PcD). As portas das estações são ativadas automaticamente pela aproximação das rampas dos ônibus, e há um dispositivo de emergência que pode ser acionado pelo cobrador quando necessário. O sistema de força e iluminação das estações é controlado diretamente por um painel integrado na mesa do cobrador, garantindo eficiência na operação.

 

A próxima entrega prevista é a estação-tubo Universidade Federal do Paraná/Centro Politécnico, no Jardim das Américas, com conclusão esperada para março de 2025.

 

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