Guararema, pequena cidade histórica da região do Alto Tietê, a 76 km da capital paulista, terá a partir de 1º de janeiro de 2025 o transporte público municipal totalmente gratuito. Com pouco mais de 31 mil habitantes, o município segue a tendência de tantos outros do mesmo porte que decretaram a medida.
De fato, a maior parte das 117 cidades do país que adotaram tarifa gratuita no transporte coletivo, quer seja, 84 delas, tem menos de 50 mil habitantes.
Segundo a prefeitura, o programa Guararema Sem Pagar trará, além da gratuidade nas passagens, a renovação da frota de ônibus, novos itinerários e horários, além da promessa do poder público de mais agilidade e conforto aos passageiros.
Sem cartões
A administração municipal informa que custeará toda a operação, e que conta com recursos já alocados para este fim. Ou seja: o contrato com a empresa responsável pela operação dos ônibus é custeado exclusivamente pelo poder público. E para utilizar o transporte, os usuários não precisarão comprovar residência ou utilização cartões.
Atualmente, 19 ônibus circulam pelo município. Com o Guararema Sem Pagar serão 38, sendo 21 veículos novos. Além disso, passa a operar um novo sistema de itinerários, com a implementação de linhas exclusivas para transporte escolar das redes municipal e estadual de ensino e ainda novos terminais provisórios nas regiões norte e sul da cidade.
Para saber mais, e consultar o mapa dos itinerários, clique aqui no site do programa.
Leia também:
Prefeitura e empresa prometem manter tarifa zero em Caucaia (CE)
Uma cidade sem catracas
Mais um município de SC adere à tarifa zero nos ônibus
Tarifa zero dinamizou a economia de São Caetano do Sul
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?