A partir de fevereiro de 2027, todos os veículos elétricos registrados na Europa deverão ter um documento de rastreamento da origem e composição química de suas baterias. O novo Regulamento de Baterias UE 2023/1542 foi aprovado em julho de 2023 pelo Parlamento Europeu e estabeleceu um prazo de quatro anos para que a indústria se adequasse à nova diretiva. Baterias industriais de grande capacidade também terão que seguir a norma.
Antecipando-se ao prazo, nesta semana a fabricante europeia de ônibus Solaris Bus fez a entrega do primeiro veículo com essa documentação. Trata-se de um ônibus urbano articulado Urbino 18, que foi entregue à operadora BVG, de Berlim, na Alemanha. O modelo, equipado com baterias de 700 kWh, é o primeiro de 50 ônibus elétricos articulados encomendados pela BVG no final de 2023, com prazo final de entrega até 2025. Conforme a montadora, todos os veículos sairão de fábrica com passaportes de bateria.
Rastreamento ambiental
O "passaporte de bateria" é um documento digital que fornece informações detalhadas sobre a o bateria, promovendo uma gestão de matéria-prima mais responsável e sustentável. Conforme a diretiva europeia, o novo regulamento tem a meta de melhorar o desempenho ambiental das baterias e das atividades de todos os operadores envolvidos no ciclo de vida das baterias, como os produtores, distribuidores e usuários finais, em particular, os operadores diretamente envolvidos no tratamento e na reciclagem dos resíduos de baterias.
Além da origem e da composição, o documento digital deverá trazer dados sobre a pegada de carbono; informações resultantes do uso da bateria e sobre a prevenção e gerenciamento de resíduos. Esas informações deverão estar impressas no corpo da bateria por meio de um QR Code.
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