Beijing inaugura três novas linhas de metrô

Linhas 3, 12 e Changping iniciaram operação no domingo (15). Capital chinesa totaliza agora impressionantes 879 km de trilhos metroferroviários

Notícias
 

Fonte: Xinhua News  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 16 de dezembro de 2024

Estação Anhua Qiao, na nova Linha 12 de Beijing

Estação Anhua Qiao, na nova Linha 12 de Beijing

créditos: Zhang Chenlin / Xinhua News

Neste domingo (15), Beijing, capital da China, inaugurou três novas linhas de metrô. Foram abertas as linhas 3 e 12, além de trechos da linha Changping. A linha 3, em especial, veio cercada de expectativa da população, já que constava do planejamento da cidade desde 1957 e sua construção, iniciada há 50 anos, passou por várias interrupções até ser finalmente concluída. Beijing é servida por metrô desde 1969, quando foi oficialmente inaugurada a Linha 1, a primeira do sistema de trilhos urbano da China.


O projeto dos três novos segmentos do metrô inclui ainda um corredor subterrâneo sentido leste-oeste da cidade, também ele conectado a outros transportes ferroviários no sentido norte-sul. As ligações passam a oferecer novas opções de mobilidade em grandes áreas residenciais da cidade, declarou Wu Yulan, funcionária da comissão municipal do transporte de Beijing.


Com a ativação das linhas, a extensão total da rede sobre trilhos da cidade aumenta para impressionantes 879 km, tornando-se a mais longa do país asiático. Ao todo, afirmou Wu, a rede de transporte sobre trilhos de Beijing conta hoje com 522 estações, incluindo 98 estações de transferência.


Estação de transferência  Chaoyang, na Linha 3 Imagem: Zhang Chenlin / Xinhua News


Junto com a Linha 3, um novo centro de transporte foi aberto na estação ferroviária de Chaoyang, local que atenderá tanto aos passageiros do metrô, como permitirá conexão com áreas de espera de táxis e transferência de ônibus. Já a Linha 12 vem com a nova Estação Gaojiayuan, que facilitará às pessoas chegar mais facilmente ao 798 Arts District, na zona sul. E será um ponto de transferência com a Linha 14, quando a infraestrutura for concluída. 

 

Veja fotos das três novas linhas de metrô de Beijing:

 

Leia também:

Xangai vai ter mais de 1.000 km de metrô até 2025
Metrô de SP faz 50 anos, mas ainda não atende toda a cidade
Na China, ferrovia centenária opera com trens de alta velocidade
Trabalho da NTU questiona pressa na adoção de ônibus elétricos
Bogotá celebra 50 anos de sua primeira ciclovia


E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
 

 
 
 
 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário