Um projeto de lei proposto por Milton Leite (União), presidente da Câmara Municipal paulistana, pretende alterar a lei que obriga a substituição gradativa dos ônibus a diesel de São Paulo por ônibus elétricos. A notícia foi revelada na sexta-feira (6) pela equipe do site Diário do Transporte.
O projeto de lei 825/2024 foi proposto no dia 3 de dezembro, e sem nenhuma comunicação ou discussão foi aprovado em Comissões e em primeira votação simbólica no dia 4. O texto sugere o adiamento da substituição da frota por mais 16 anos e joga para 2054 o prazo final para a eletrificação dos ônibus.
Vale lembrar que a lei atual já é resultado de um adiamento de legislação anterior, aprovada dez anos antes, em 2009, e que estipulava o ano de 2018 como prazo máximo para a eletrificação.
Acompanhe a audiência pública no canal de youtube da Câmara Municipal de São Paulo. A pauta prevê a discussão do projeto do executivo PL 801/2024 sobre o Projeto de Intervenção Urbana Setor Central e na sequência do PL 825/2024.
Leia também:
Disputa Enel x Prefeitura impede ônibus elétricos em SP
O carro na frente dos bois na eletrificação da frota de ônibus em SP
"Santiago já tem mais de 2.400 ônibus elétricos"
Como anda a eletrificação do transporte público na América Latina
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?