BNDES aprova R$ 380 milhões para ônibus elétricos em Curitiba

São 54 veículos a bateria, de fabricação nacional, além da instalação de dois eletropostos com equipamentos de recarga. Recursos têm origem no Fundo Clima

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Fonte: Agência BNDES de Notícias  |  Autor: Agência BNDES de Notícias  |  Postado em: 06 de dezembro de 2024

Ônibus elétricos na capital do Paraná

Ônibus elétricos na capital do Paraná

créditos: Ricardo Marajó / Secom Curitiba

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 380 milhões para a compra de 54 ônibus elétricos e de equipamentos de recarga de baterias pela prefeitura de Curitiba (PR).


Os novos ônibus elétricos, de fabricação nacional, serão utilizados na linha Inter 2, responsável pelo deslocamento de aproximadamente 91 mil passageiros por dia, em 28 dos 75 bairros de Curitiba, onde se concentram cerca de 600 mil habitantes. A linha conecta os Eixos de BRT da cidade e o trajeto engloba 19 paradas, que ocorrem em 13 estações tubo e em seis terminais de integração. Atualmente, o sistema de transporte coletivo de Curitiba movimenta cerca de 1,36 milhão de passageiros por dia.


Na nota de divulgação, o BNDES destaca que a frota de ônibus elétricos tem crescido em todo o mundo, impulsionada pelo mercado chinês, responsável por 96% da frota global, de quase 580 mil ônibus. Na América Latina há atualmente cerca de 5 mil ônibus elétricos a bateria em operação, com destaque para Chile (2,5 mil) e Colômbia (1,6 mil). Já o Brasil está muito atrás na eletrificação do transporte urbano: há apenas 377 ônibus elétricos, numa frota total de ônibus urbanos de cerca de 107 mil unidades.

“Além de eliminar a emissão de CO2, o ônibus elétrico tem vida útil 50% maior que um veículo a diesel, o custo da energia elétrica por quilômetro é 71% menor do que o custo do diesel por quilômetro, e o custo de manutenção com peças e acessórios, por quilômetro, chega a ser 72% menor”, disse em nota o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. Sendo assim, e diante da necessidade urgente de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, causadas principalmente pela queima de combustíveis fósseis, fica a pergunta lançada pelo site ClimaInfo: já não era tempo de o Brasil gastar mais recursos e acelerar a eletrificação das frotas urbanas, diante de números tão pífios no maior país da América Latina?


Fundo Clima
O Fundo Clima é um dos instrumentos da Política Nacional sobre Mudança do Clima e se constitui em um fundo de natureza contábil, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, com a finalidade de garantir recursos para apoio à implantação de empreendimentos, aquisição de máquinas e equipamentos e desenvolvimento tecnológico relacionados à redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e à adaptação às mudanças climáticas e seus efeitos.


A eletrificação da frota curitibana integra o Novo PAC, no eixo de investimentos “Cidades Sustentáveis e Resilientes - Mobilidade Urbana Sustentável”. No fim de 2023, o programa abriu seleção para estados e municípios enviarem propostas para aquisição de ônibus no âmbito do Refrota. O projeto de Curitiba, que também está inserido no Programa de Mobilidade Sustentável do PlanClima do município, foi selecionado pelo governo federal.O projeto de Curitiba se enquadra na modalidade Logística de Transporte, Transporte Coletivo e Mobilidade Verdes do Fundo, que prevê investimentos na eletrificação das frotas de ônibus para transporte público, inclusive para transporte escolar.



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