A capital saudita inaugurou no último domingo, 1º de dezembro, o Riyadh Metro, considerado o mais longo metrô sem condutor do mundo, com 176 km de extensão. Foram entregues três linhas de um total de seis do novo sistema de mobilidade da cidade de Riad. A previsão é que já em janeiro entre em operação mais uma linha, e assim sucessivamente. O custo estimado do projeto é de US$ 22,5 bilhões.
Planejado para atender a 3,6 milhões de passageiros por dia, o projeto do metrô começou a ser esboçado em 2011. A expectativa é que ajude a reduzir o trânsito na capital, melhorando a mobilidade em vários pontos da cidade e conectando áreas importantes, como centros comerciais e culturais. A rede será integrada ainda ao aeroporto internacional, ao distrito financeiro King Abdullah e às principais universidades.
Riyadh Metro: sistema opera sem condutor Foto: Alstom
Soluções tecnológicas e de sustentabilidade foram utilizadas na construção do metrô, seguindo o plano do país de modernizar sua infraestrutura de transporte para poder receber grandes eventos como a Copa do Mundo de 2034.
O projeto inclui 85 estações, sendo a mais icônica a King Abdullah Financial District (KAFD), projetada pelo renomado escritório Zaha Hadid Architects, e localizada no distrito financeiro de Riad.
Trem partindo da estação King Abdullah Financial District Foto: Bechtel
A estação de linhas curvas e design arrojado é dotada de praças internas e externas, tem seis plataformas distribuídas em quatro níveis, com conexão para serviços de ônibus urbanos e estacionamento, e a uma passarela que leva a um monotrilho.
O Riyadh Metro utiliza 69 trens Alstom Metropolis e 47 trens Innovia Metro, todos movidos por energia elétrica. O interior dos carros conta com assentos ergonômicos, iluminação LED, ar-condicionado e sistemas de informação ao passageiro em tempo real.
Interior do trem no metrô de Riad Foto: Seisenbacher
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